O retorno do programa Farmácia Popular foi anunciado pelo presidente Lula na última semana. A intenção do governo é fortalecer a distribuição de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente para pessoas de baixa renda.
O Ministério da Saúde informou que os municípios de maior vulnerabilidade, que aderiram ao programa Mais Médicos, terão prioridade no credenciamento de novos pontos do Farmácia Popular. Ao todo, 811 cidades de todo o país poderão solicitar credencial.
Os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do programa. A ampliação vai beneficiar 55 milhões de brasileiros. A notícia foi comemorada pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).
“Serão 35 mil farmácias em todo o Brasil. As pessoas poderão encontrar 40 medicamentos com 90% de desconto. É uma grande medida do presidente Lula para garantir que o povo brasileiro tenha acesso aos remédios que precisam”, disse Zarattini.
Mulheres
Além disso, o novo Farmácia Popular terá a saúde da mulher como prioridade, com acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Com essa medida, cinco milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor na compra desses medicamentos, serão beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.
Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Zarattini