Integrante do Grupo de Trabalho que discute a implantação do curso de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o deputado Pedro Uczai (PT-SC) comemorou nesta terça-feira (19) a portaria do Ministério da Educação (MEC) que confirma a implantação de 40 vagas de medicina na federal em Chapecó.
Através da Portaria nº 368 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, o MEC autorizou as vagas com início previsto para o segundo semestre de 2015 e a forma de seleção dos candidatos se dará pelo SiSU.
A atuação do parlamentar petista foi decisiva para a publicação da portaria autorizativa do MEC, pois ele vem trabalhando desde 2012 em audiências e reuniões especialmente com o então secretário executivo e depois ministro da Educação, José Henrique Paim. Além das articulações políticas, Uczai destinou R$ 6,5 milhões para o Hospital Regional do Oeste (HRO), centro de saúde credenciado como Hospital Ensino, que já licitou a compra de equipamentos hospitalares que vão auxiliar na garantia das condições para receber os estudantes nas residências médicas.
“A luta sempre vale a pena. Depois de cinco anos da implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, que foi um ‘sonho’ construído e realizado coletivamente, a conquista do curso de medicina é mais uma etapa da interiorização do ensino superior público em Santa Catarina. Os jovens de Chapecó e do grande oeste catarinense vão poder acessar um curso universitário estratégico para o país de forma gratuita, público e com qualidade”, argumentou Uczai.
Em cinco anos da implantação a UFFS possui o campus sede em Chapecó e outros cinco Campi.
Assessoria Parlamentar