O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (30/8), portaria que autoriza o funcionamento do curso de Medicina da Faculdade Honpar, vinculada ao hospital da Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, com sede em Arapongas. O novo curso de Medicina vai ofertar de 60 (sessenta) vagas anuais totais. A notícia foi muito comemorada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que disse representar um avanço no combate ao câncer, com a formação de mais profissionais especializados, além do incremento da pesquisa científica em oncologia, do tratamento humanizado dos pacientes e da contribuição que a medida irradia para toda uma rede de assistência em saúde.
“Com a oferta de 60 vagas, o Norte do Paraná ganha, por meio desse compromisso com a população, a oportunidade de formar mais médicos especializados”, afirmou o deputado. “A Honpar já é reconhecida por salvar vidas. Agora, vai passar a dar aulas de combate ao câncer. Ganha o Norte do Paraná, ganham os paranaenses e avança o Brasil!”, comemorou.
Leia Mais: Zeca Dirceu: Comida no prato e dinheiro no bolso dos pobres
Frente Parlamentar
Zeca Dirceu preside, desde 2011, a Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina do Congresso Nacional e tem batalhado insistentemente por essa causa. “Nos últimos anos, era praticamente proibido abrir cursos de medicina no País. Nos Governos Temer e Bolsonaro não se lançou edital para curso de Medicina. Com isso as instituições tiveram de entrar na Justiça para reivindicar esse direito”, lembrou o parlamentar. “Com sua volta à Presidência, Lula atendeu nossos apelos e lançou novos editais, bem como adequou critérios para oportunizar e democratizar o acesso às instituições em todo o Brasil”, acrescentou o presidente da Frente Parlamentar Mista Pela Abertura dos Cursos de Medicina.
Novos cursos
Do ano passado para cá, só para o Paraná, o MEC anunciou, no âmbito do programa Mais Médicos, a autorização de abertura de quatro novos cursos. Poderão concorrer 143 cidades das regiões de Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Paranavaí, Ivaiporã e Apucarana. Os quatro novos cursos que serão implantados no nosso estado vão ofertar um total de 240 vagas. Pelo edital do Mais Médicos, o prazo para apresentação das propostas é outubro de 2024.
Enquanto isso, os processos judicializados estão sendo analisados. Este ano, foram já autorizados para o Paraná o curso da Fatec, em Ivaiporã, o da Honpar, de Arapongas, e encontra-se em análise o da Uniguairacá, de Guarapuava.
Leia Mais: Mais Médicos vai contratar 233 profissionais para 113 municípios do Paraná
Faculdade Honpar
Com um corpo clínico de 150 médicos, o hospital se destaca nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia, Neurologia Vascular e Oncologia, resultando em uma média de 1.468 internações, 9.601 procedimentos ambulatoriais, 839 cirurgias mensais e 627 atendimentos oncológicos. De acordo com dados oficiais, divulgados no site da instituição, grande parte desse atendimento é voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 150 municípios paranaenses e de todo o Brasil, através da Central Nacional de Alta Complexidade.
A Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos e mantenedora do Hospital e Faculdade Honpar, atende às pessoas portadoras de patologias oncológicas, clínicas e demais patologias, além de desenvolver ações educativas com vistas à prevenção do câncer.
Assessoria de Comunicação deputado Zeca Dirceu