MEC autoriza curso de Medicina com 60 vagas para Arapongas, anuncia Zeca Dirceu

Deputado Zeca Dirceu. Foto: Gabriel Paiva

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (30/8), portaria que autoriza o funcionamento do curso de Medicina da Faculdade Honpar, vinculada ao hospital da Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, com sede em Arapongas. O novo curso de Medicina vai ofertar de 60 (sessenta) vagas anuais totais. A notícia foi muito comemorada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que disse representar um avanço no combate ao câncer, com a formação de mais profissionais especializados, além do incremento da pesquisa científica em oncologia, do tratamento humanizado dos pacientes e da contribuição que a medida irradia para toda uma rede de assistência em saúde.

“Com a oferta de 60 vagas, o Norte do Paraná ganha, por meio desse compromisso com a população, a oportunidade de formar mais médicos especializados”, afirmou o deputado. “A Honpar já é reconhecida por salvar vidas. Agora, vai passar a dar aulas de combate ao câncer. Ganha o Norte do Paraná, ganham os paranaenses e avança o Brasil!”, comemorou.

Leia Mais: Zeca Dirceu: Comida no prato e dinheiro no bolso dos pobres

Frente Parlamentar

Zeca Dirceu preside, desde 2011, a Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina do Congresso Nacional e tem batalhado insistentemente por essa causa. “Nos últimos anos, era praticamente proibido abrir cursos de medicina no País. Nos Governos Temer e Bolsonaro não se lançou edital para curso de Medicina. Com isso as instituições tiveram de entrar na Justiça para reivindicar esse direito”, lembrou o parlamentar. “Com sua volta à Presidência, Lula atendeu nossos apelos e lançou novos editais, bem como adequou critérios para oportunizar e democratizar o acesso às instituições em todo o Brasil”, acrescentou o presidente da Frente Parlamentar Mista Pela Abertura dos Cursos de Medicina.

Novos cursos

Do ano passado para cá, só para o Paraná, o MEC anunciou, no âmbito do programa Mais Médicos, a autorização de abertura de quatro novos cursos. Poderão concorrer 143 cidades das regiões de Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Jacarezinho, Paranavaí, Ivaiporã e Apucarana. Os quatro novos cursos que serão implantados no nosso estado vão ofertar um total de 240 vagas. Pelo edital do Mais Médicos, o prazo para apresentação das propostas é outubro de 2024.

Enquanto isso, os processos judicializados estão sendo analisados. Este ano, foram já autorizados para o Paraná o curso da Fatec, em Ivaiporã, o da Honpar, de Arapongas, e encontra-se em análise o da Uniguairacá, de Guarapuava.

Leia Mais: Mais Médicos vai contratar 233 profissionais para 113 municípios do Paraná

Faculdade Honpar

Com um corpo clínico de 150 médicos, o hospital se destaca nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia, Neurologia Vascular e Oncologia, resultando em uma média de 1.468 internações, 9.601 procedimentos ambulatoriais, 839 cirurgias mensais e 627 atendimentos oncológicos. De acordo com dados oficiais, divulgados no site da instituição, grande parte desse atendimento é voltado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 150 municípios paranaenses e de todo o Brasil, através da Central Nacional de Alta Complexidade.

A Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade sem fins lucrativos e mantenedora do Hospital e Faculdade Honpar, atende às pessoas portadoras de patologias oncológicas, clínicas e demais patologias, além de desenvolver ações educativas com vistas à prevenção do câncer.

 

Assessoria de Comunicação deputado Zeca Dirceu

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex