Mauro Vieira reforça liderança do Brasil na agenda mundial do clima

Chanceler Mauro Vieira durante entrevista ao "Bom dia, Ministro" Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Em entrevista nesta quarta-feira (9) ao “Bom dia, Ministro”, chanceler destacou, entre outros pontos, o rigor da legislação ambiental do país: “O Brasil não precisa derrubar uma árvore sequer para aumentar exponencialmente sua produção agrícola”

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do Canal Gov, nesta quarta-feira (9), o chanceler Mauro Vieira falou sobre a condução da política externa brasileira sob a reorientação estratégica do governo Lula, com ênfase para a liderança do país na agenda do clima, após o negacionismo e o isolamento internacional que marcaram o governo passado.

O titular do Ministério da Relações Exteriores (MRE) também tratou das próximas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29 e COP 30), do posicionamento do governo federal em meio aos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, do resgate de cidadãos brasileiros que vivem no Oriente Médio, da crise prolongada na Venezuela, e até mesmo do primeiro turno das eleições municipais de 2024.

Leia maisLula: “Nós queremos crescer sem destruir o meio ambiente”

Vieira esclareceu que o Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores agrícolas do mundo, tem mantido posição firme em relação à questão das mudanças climáticas, e assim permanecerá durante a COP 29, prevista para novembro, em Baku, capital do Azerbaijão, e a COP 30, a ser sediada na cidade de Belém, no Pará, em 2025.

“Nós temos uma legislação muito clara, muito forte […] eu não vejo, e não existe contradição, em ser um grande produtor e exportador […] e as políticas de proteção ambiental. O Brasil não precisa derrubar uma árvore sequer para aumentar exponencialmente sua produção agrícola”, ponderou o chanceler.

Sobre a relevância da COP 30, Vieira revelou que o presidente Lula decidiu trazer a conferência para a Amazônia antes mesmo de tomar posse. “Foi um trabalho diplomático intenso para obter a aprovação e a votação positiva dos membros do acordo da ONU sobre mudanças climáticas para que o Brasil fosse, então, a sede da reunião”, lembrou.

Conforme a Constituição

Os conflitos deflagrados no Oriente Médio e no leste da Europa também receberam a devida atenção do ministro das Relações Exteriores durante a entrevista. Vieira lembrou que o Brasil condenou, desde a primeira hora, o ataque do grupo armado Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023, mas que rechaça, igualmente, a reação militar desproporcional do governo do premiê Benjamin Netanyahu, que já ceifou mais de 41 mil vidas, incluindo mulheres e crianças.

“Isso tem levado a uma outra situação, que sempre foi nossa preocupação, que é a contaminação de outros países da região. E é o que está acontecendo agora com o Líbano e que tem acontecido com outras ações que tenham ocorrido na região”, lamentou, ao reiterar que a política externa do Brasil é orientada pela Constituição de 1988, que prevê, entre outros pontos, a solução pacífica das controvérsias.

No continente europeu, Vieira argumentou que o governo Lula condenou a agressão russa à Ucrânia, há mais de dois anos. “A integridade territorial é um dos princípios norteadores da política externa brasileira, que está na Constituição Federal. Então, não poderia ser de outra forma”, indicou o ministro.

Repatriação de brasileiros

Parceria entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Defesa (MD), a operação de repatriação de brasileiros que estão no Líbano segue a todo vapor. O chefe do MRE recordou que o governo Lula, no ano passado, já havia realizado resgate semelhante na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.

“Foi uma operação bem sucedida. Como dessa vez, foi organizada entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, e com a participação indispensável da Força Aérea Brasileira, que proporciona o avião e todo o apoio de logística. Dessa vez, começamos também na semana passada. Já fizemos dois voos […] no total, foram quatrocentas e cinquenta e poucas pessoas que vieram […] e hoje será realizado o terceiro voo”, contabilizou Vieira.

Crise na Venezuela

O chanceler afirmou ainda que o Brasil mantém articulações com países da América Latina para lidar com a crise prolongada na Venezuela e que o governo Lula não pretende perder o diálogo com as autoridades de Caracas. Vieira mencionou os contatos com México e Colômbia para se chegar a uma saída. Após as últimas eleições presidenciais, as tensões entre o presidente Nicolás Maduro e a oposição se acirraram.

“O Brasil participou, inclusive, da observação das eleições. O assessor especial do presidente Lula, o embaixador Celso Amorim, passou quatro dias, acompanhou todo o movimento eleitoral, foi testemunha do ambiente do dia da votação”, disse, antes de reforçar que o MRE continua tentando arrefecer a crise por meio do diálogo.

Eleições no Brasil

Por fim, o ministro enalteceu a democracia brasileira e o sistema de urnas eletrônicas, atacados pela extrema direita desde antes de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perder a reeleição em 2022. Na avaliação de Vieira, as urnas brasileiras são referência de solidez, dada a eficiência com que são divulgados os resultados, assim como ocorreu nas eleições municipais deste ano.

“Acabamos de ter o primeiro turno das eleições municipais e contamos, aqui no Brasil, com uma equipe, com um grupo, de observação da Organização dos Estados Americanos, a OEA. Essa missão de observação veio ao Brasil a convite da presidenta do Superior Tribunal Eleitoral, a ministra Cármen Lúcia, e ela foi chefiada por um experiente e importante diplomata uruguaio, que inclusive já foi embaixador em Brasília, o embaixador Agustín Espinoza.”

Leia maisCom Lei do Combustível do Futuro, Lula põe país na vanguarda da transição energética

Da Redação, com informações do Canal Gov

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex