Os promotores do Ministério Público de São Paulo, notórios pela inépcia para investigar os elos políticos dos bilionários escândalos nas mais de duas décadas de governos do PSDB no estado, ganharam visibilidade internacional com a denúncia e o pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A fama, entretanto, não deveu-se ao fato da denúncia em si, mas à bizarra citação de que Marx e Hegel ficariam “envergonhados” diante da conduta de Lula. A citação “bizarra” – termo usado pelo colunista do jornal Los Angeles Times no Brasil, Vincent Bevins – explicita a ignorância dos promotores num assunto elementar para qualquer calouro num curso de graduação de Filosofia, Ciência Política ou Sociologia. O parceiro de Karl Marx, inclusive no clássico “Manifesto comunista” foi Friedrich Engels. O outro Friedrich, Hegel, foi alvo de análises críticas do filósofo alemão autor de “O Capital”. Marx, aliás, tinha apenas 13 anos quando Hegel faleceu, em 1831.
As piadas sobre a “dupla sertaneja do Ministério Público” ficaram pelo menos quatro horas entre os assuntos mais comentados do Twitter no mundo. Já entre os assuntos mais comentados do Twitter entre os usuários brasileiros, Marx e Hegel figuraram por quase 10 horas, saindo apenas na madrugada da sexta-feira. Confira a repercussão e algumas das melhores piadas nas imagens a seguir e acesse o arquivo completo da “dialética do tríplex” no link abaixo:
https://twitter.com/search?vertical=default&q=%22Marx%20e%20Hegel%22&src=tren
PT na Câmara