O deputado Fernando Marroni (PT-RS) registrou, em plenário, a realização no próximo dia 28 do primeiro leilão de energia solar no Brasil. “Esperamos que esse seja o pontapé inicial para a energia solar do nosso País. Saúdo esta iniciativa. Investir em energia limpa é, além de garantir a eficiência do nosso setor energético, investir no futuro e nas próximas gerações. O Brasil caminha a passos largos para esse futuro”, disse.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foram habilitados 341 projetos de energia solar para o 1º Leilão de Energia de Reserva. Os empreendimentos habilitados poderão gerar 11.261 megawatts (MW), volume de energia comparável a grandes projetos hidrelétricos, como a Usina de Belo Monte (PA).
O deputado Fernando Marroni ressaltou ainda que o “Brasil, desde 2003, no início do primeiro mandato do presidente Lula, não sofre mais com apagões. Nosso sistema energético é reconhecido por todos especialistas como um sistema robusto, e que não apresenta riscos de apagão e nem de racionamento. Isso não é obra do acaso. É, sim, investimento”, disse o parlamentar petista.
Gizele Benitz
Foto: Gabriela Korossy