Marroni elogia medida da Anvisa que proíbe sabores em cigarros no Brasil

Marroni plenO deputado Fernando Marroni (PT-RS) ocupou a Tribuna da Câmara, nesta semana,  para elogiar a decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que baniu a inclusão de aditivos aromatizantes e sabores nos cigarros vendidos no Brasil. A medida  é preventiva para coibir o uso por jovens e adolescentes.

“Esta medida trata-se de um acerto, uma vez que a inclusão de aditivos visando tornar mais palatável o fumo vinha sendo cada vez mais comum” disse.

Segundo a decisão da ANVISA, a medida é válida para os produtos nacionais e para os importados vendidos dentro no país, sendo estabelecido um prazo de um ano e meio para que as empresas fabricantes de cigarro adaptem suas unidades produtivas às restrições e retirem definitivamente de circulação o fumo aromatizado e com sabor.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz com 17 mil estudantes, de 30 a 36% dos adolescentes entre 13 e 15 anos já provaram cigarro.

“Como resultado, espera-se uma diminuição no número de novos fumantes e menos pessoas com complicações de saúde decorrentes do uso de tabaco já que os gastos com saúde pública no Brasil chegam a valores de R$ 400 milhões por ano com tratamento médico de vítimas de doenças derivadas do tabagismo” concluiu Marroni.

Michele Sena estagiária de jornalismo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também