Marília Arraes coordena solenidade de entrega da Medalha Mérito Legislativo, que premiará personalidades brasileiras

Deputada Marília Arraes. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Segunda secretária da Casa, a pernambucana indicou como homenageados o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e Fernando Lyra.

A Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira (24), às 10h, sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães para a entrega da Medalha Mérito Legislativo. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube é coordenada pela Segunda Secretaria da Casa, que tem como titular a deputada federal Marília Arraes (PT-PE).

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A premiação consiste, além do reconhecimento público, na entrega de uma medalha e de um diploma de menção honrosa a cada agraciado.

Dentre os homenageados deste ano estão o Papa Francisco; o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, o fotógrafo Sebastião Salgado, o ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sendo os dois últimos indicações da deputada Marília Arraes. A lista completa dos agraciados está disponível no portal da Câmara.

Ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos deputados

Personagens

ALEXANDRE PADILHA – Médico formado pela Universidade de Campinas (Unicamp), especializado em Infectologia pela USP, Alexandre Rocha Santos Padilha traz na bagagem a coordenação da campanha do ex-presidente Lula em 1989 e 1994. No Executivo, Padilha assumiu em 2011, a Secretaria de Relações Institucionais e foi ministro da Coordenação Política do Governo Lula. Na gestão da presidenta Dilma Rousseff, foi ministro da Saúde e se destacou como o principal responsável pela implantação do Programa Mais Médicos. Na Prefeitura de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, exerceu o papel de secretário de Saúde do Município. Hoje, Padilha atua na bancada do PT na Câmara dos Deputados, ao lado da deputada pernambucana.

 

FERNANDO LYRA (in memoriam) – O pernambucano Fernando Soares Lyra era advogado e um dos principais nomes políticos do Estado. Exerceu seis mandatos de deputado federal por PE, além de ocupar o cargo de Ministro da Justiça, entre 1985 e 1986, no mandato do ex-presidente José Sarney. Seu ingresso na vida pública se deu pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido pelo qual foi eleito pela primeira vez em 1966. A ditadura militar (1964-1985) já dominava o país e a oposição ao regime levou Lyra a aderir à ala dos “Autênticos do MDB”, parlamentares que pautaram sua atuação – dentro e fora do Congresso – pela retomada da democracia. Foi um dos principais incentivadores e coordenou a campanha que levou à vitória a chapa liderada por Tancredo Neves (presidente) e José Sarney (vice-presidente) na eleição indireta para a Presidência da República em 1985. Lyra, falecido em 2013, foi ainda uma das principais inspirações para a deputada Marília Arraes iniciar sua carreira política.

Assessoria de Comunicação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também