A deputada Margarida Salomão (PT-MG) foi eleita, por unanimidade, presidenta da subcomissão especial de financiamento de Ciência e Tecnologia, instalada nesta quarta-feira (28), na Câmara dos Deputados. “Debater o orçamento público de Ciência e Tecnologia é uma tarefa prioritária neste momento de ataque à Ciência Brasileira. Lutaremos juntos por mais recursos para a pesquisa”, afirmou a parlamentar que também coordena a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades. O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) foi indicado relator da subcomissão.
Também nesta quarta-feira, a deputada Margarida Salomão participou da comitiva da “Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br)”, formada por entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Eles entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), um abaixo-assinado em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
Lançado no último dia 13, o documento, que já tem quase 1 milhão de assinaturas, recebeu apoio de mais de 100 entidades científicas de todo o País, além de personalidades de destaque em várias áreas e de parlamentares.
Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o CNPq é o principal órgão de fomento à ciência do governo federal. Além de financiar projetos de pesquisa, o conselho apoia cerca de 84 mil bolsistas em universidades e institutos de pesquisa. No entanto, o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, já alertou sobre a possível suspensão do pagamento dessas bolsas já partir de setembro, caso o conselho não consiga sanar um déficit de R$ 330 milhões em seu orçamento. Os últimos recursos em disponíveis no conselho já teriam sido utilizados para pagar as bolsas de agosto.
Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar