Em discurso na sessão remota da Câmara dos Deputados na quarta-feira (24), o deputado Marcon (PT-RS) cobrou a aprovação rápida do projeto de lei (PL 735/2020) de autoria do líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) e de outros parlamentares petistas. A proposta assegura a criação de abano para atender feirantes e agricultores familiares que se encontram em isolamento social em razão da pandemia do coronavírus que afeta todo o País.
O deputado gaúcho – que também subscreve a proposta – lembrou que cerca de três semanas atrás ficou acordado que o projeto 735 entraria em votação no plenário da Câmara. O parlamentar argumentou que o PL beneficia, emergencialmente, a agricultura familiar, os pescadores, os quilombolas, os assentados, a comunidade indígena e as mulheres.
“Eu espero que o deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG) venha com o relatório pronto para apresentá-lo e, amanhã [nesta quinta, 25], e que a Câmara possa aprovar esse projeto. A agricultura precisa que a Câmara aprove esse projeto. Estamos vendo a economia decrescendo em âmbito nacional. O PIB pode ter uma queda de quase 10%, menos do que se produziu no ano passado”, argumentou o deputado se referindo à projeção do mercado financeiro internacional para a economia brasileira.
Benildes Rodrigues