Manifestação em Brasília exige aprovação de texto original de projeto que proíbe criação de pássaros em gaiolas ou viveiros

Manifestação pede aprovação de PL contra pássaros presos em gaiolas. Foto: Gustavo Bezerra

Representantes de diversas entidades defensoras dos direitos dos animais do País participaram nesta quarta-feira (10), em Brasília, de uma manifestação em frente ao Congresso Nacional exigindo a aprovação original do texto original do projeto de lei (PL 1487/2019), de autoria do deputado Nilto Tatto (PT-SP), que proíbe a criação de pássaros em gaiolas e viveiros. Durante o ato, os manifestantes empinaram pipas com o formato de pássaros e esticaram uma grande faixa em defesa do projeto original, deformado após relatório favorável do deputado bolsonarista Nelson Barbudo (PSL-MT) – e aprovado pela Comissão de Meio Ambiente – legalizando o cativeiro dos animais.

Ao parabenizar as entidades organizadoras do Ato, Nilto Tatto explicou que o seu projeto, além de garantir liberdade aos pássaros, também pode ajudar no combate ao tráfico de animais. “Temos a clareza de que precisamos aprimorar a nossa legislação para aumentarmos a consciência da proteção da vida, em todas as suas formas, inclusive combatendo o tráfico de animais. Temos que fomentar o debate neste país para criminalizar este tipo de prática e ainda buscarmos alternativas para quem faz isso por falta de alternativa econômica”, explicou o petista.

Resgatar projeto original

Para a Coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais do PT, Vanessa Negrini – uma das organizadoras do evento – o projeto original deve ser resgatado pelos parlamentares do Congresso porque representa um avanço civilizatório no País em relação ao respeito aos animais.

“Animais silvestres, como pássaros, não são pet’s. Por isso devem ficar livres na natureza. Durante a pandemia, tivemos uma amostra de como é viver em ‘cativeiro’. Então, imaginemos nascer com asas e passar a vida inteira confinado em uma gaiola? Por isso defendemos a retomada do texto original do PL 1487/2019”, destacou.

Também participaram do Ato em frente ao Congresso Nacional o Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades (Gedai), Fórum Nacional de Proteção Animal, Ampara Silvestre, Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA) e ProAnima – Associação Protetora dos Animais do DF.

Coletiva do ato:

https://www.facebook.com/niltotattosp/videos/200288258918494

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também