Quatro audiências públicas, reuniões no gabinete, além de agendas em órgãos de trânsito e transporte, em Brasília, estiveram entre os destaques do deputado federal Jorge Solla (PT-BA) ao longo deste ano para destravar investimentos em rodovias federais na Bahia.
A principal luta do parlamentar baiano é para que a ViaBahia, concessionária que administra duas rodovias federais e duas estaduais, faça a duplicação da BR-116, em Vitória da Conquista, e requalifique a BR-324, de Salvador a Feira de Santana.
“Desde abril, fizemos uma série de movimentações para tirar os projetos do papel, com uma primeira audiência pública na Câmara, que resultou na criação de um Grupo de Trabalho para o governo federal retomar as negociações com a empresa”, frisou Solla.
Contratos de concessão
Com as tratativas com o Governo Federal já concluídas, o Ministério dos Transportes enviou os projetos da ViaBahia para submissão do Tribunal de Contas da União, que informou haver um prazo de até 120 dias para concluir o processo de admissibilidade.
“Não somos contra as parcerias público-privadas, mas não podemos simplesmente entregar tudo nas mãos do ente privado. Nos últimos anos, o Estado brasileiro deixou de fiscalizar o cumprimento dos contratos de concessão e tem gente morrendo nas rodovias”, aponta Solla.
Na audiência realizada por Solla, em setembro, para obter informações sobre a duplicação da BR-101, de Feira de Santana até a divisa com o Espírito Santo, foi revelado que a gestão Bolsonaro não deixou verbas para projetos nem previsão para a obra.
Já a intervenção no sentido norte foi iniciada em 2014, ainda na gestão Dilma Rousseff, atravessou as gestões de Michel Temer e Bolsonaro sem que tivesse andamento e, hoje, encontra-se totalmente parada, a partir de Feira de Santana.