No primeiro ano de mandato, a deputada Denise Pessôa (PT-RS) surpreendeu com 27 projetos de lei protocolados, três audiências públicas presididas e diversas articulações nos ministérios realizadas. Isso impactou diretamente a vida da população. Foi após uma audiência solicitada por Denise no Ministério da Saúde que a ministra Nísia Silveira autorizou o repasse de R$ 53,3 milhões para a abertura de leitos do Hospital Geral de Caxias do Sul, no interior gaúcho. Com isso, se aliviou a dor de dezenas de famílias dos 49 municípios da região atendidos pelo hospital.
Durante o ano, Denise criou a campanha “Manual de Sobrevivência Lei Maria da Penha”. A cartilha de bolso traz orientações para as mulheres vítimas de violência e foi entregue para centenas de mulheres em diversos municípios gaúchos. Já o PL 2439/2023, proposto por ela, inscreve devedores de pensão alimentícia no E-social, o que facilita os descontos pelos empregadores direto na folha de pagamento. Denise ainda presidiu uma audiência pública em março onde denunciou a desigualdade tributária de gênero, contribuindo com a aprovação da redução de até 60% nos impostos sobre produtos de cuidado e higiene menstrual e alíquota zero na cesta básica!
Combate ao racismo
Na luta contra o racismo, Denise homenageou a intelectual Lélia de Almeida Gonzalez, sugerindo a inscrição do nome da autora no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A parlamentar também propôs o atendimento psicossocial imediato às vítimas de racismo e ações educativas aos agressores no PL 749/2023. A deputada demonstrou comprometimento em diversas frentes de trabalho, destacando-se como agente de mudanças significativas em seu primeiro ano legislativo, especialmente à população da Serra Gaúcha.
Assessoria de Comunicação deputada Denise Pessôa