Mais um frigorífico do Paraná passa a exportar cortes de frangos para a China

Deputado Zeca Dirceu na China abrindo mercados para o Paraná. Foto: Arquivo Mandato

“Notícia abrilhanta a comemoração do restabelecimento das relações diplomáticas entre as duas nações”, comemora Zeca Dirceu.

 

Até o final do mês de setembro, a Somave Agroindustrial de Cidade Gaúcha, no Noroeste do Paraná, vai enviar o primeiro carregamento de cortes de frangos para a China. A informação foi muito comemorada pelo deputado estadual Zeca Dirceu (PT-PR), que é entusiasta da expansão comercial das empresas paranaenses nessa relação bilateral. Em 2023, Zeca integrou a comitiva de mais de 100 empresários e autoridades brasileiras que, junto com o presidente Lula, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro foram à China em busca de novos mercados exportadores.

Neste mês de agosto, em que Brasil e China comemoraram meio século de restabelecimento das relações diplomáticas, o grupo empresarial recebeu a tão aguardada notícia do Ministério da Agricultura da China (Administração Geral de Alfândega – GACC): a habilitação da planta paranaense para prover esse exigente mercado. Em março de 2023, a Somave apresentou o pedido e, pouco mais de um ano depois, foi realizada auditoria dos técnicos chineses, acompanhados de representantes das autoridades competentes no Brasil.

“Somente neste terceiro mandato do residente Lula, com a retomada das boas relações com a China, é o oitavo frigorífico paranaense autorizado a vender carnes para esse importante mercado consumidor. Em todo o País, quase 50 novos frigoríficos foram autorizados nesse mesmo período”, ressalta o deputado Zeca Dirceu. “Com uma população de 1,4 bilhão de habitantes, o mercado chinês é muito promissor para a venda de alimentos do agro paranaense. Isso se reflete em mais empregos e oportunidades de trabalho, de qualificação da mão-de-obra na região, repercute na arrecadação dos municípios e irradia desenvolvimento para todo o nosso estado”, destaca o parlamentar da região.

Neste sábado (24), Zeca Dirceu visitará a agroindústria de Cidade Gaúcha, a primeira vez que retorna à Somave após o anúncio oficial da habilitação da planta paranaense. Zeca lembra que o comércio sino-brasileiro cresceu 22 vezes desde a primeira visita do presidente Lula a Pequim no ano de 2004. No ano passado, o comércio bilateral atingiu o patamar histórico de 157,5 bilhões de dólares.

Expansão

A China passa a ser um dos mais de 30 destinos internacionais da ave de corte produzida pela unidade de Cidade Gaúcha, que já exporta frangos, inclusive, para mercados com exigências específicas de consumo, como a África do Sul, o México, o Canadá, o Peru, Chile e Filipinas. O primeiro carregamento de cortes de frangos da fábrica da Somave no Paraná para a China está previsto para sair do estado em aproximadamente um mês, ou seja, até a última semana de setembro.

“Em nossa avaliação, essa ampliação de mercado permite dinamizar e incrementar a economia regional, uma vez que, além da perspectiva de geração de novos postos de trabalho, essa conquista repercute em aquisição de equipamentos, em mais caminhões transportando produtos, bem como na produção e oferta também de mais alimentos ao mercado interno”, comenta o empresário Olavo Lucena, da Somave Agroindustrial. A planta emprega 1.110 profissionais e gera outros 300 postos de trabalho indiretamente na região.

“Um cálculo que fazemos, de cenário bastante otimista, é que uma expansão comercial do porte dessa habilitação para o mercado chinês represente entre 4 a 5 vezes mais incremento e oportunidades para todo o Paraná”, acrescentou o empresário. “É fato que o deputado Zeca desempenha um papel parlamentar fundamental na representação dos interesses da região e do estado, convertendo o compromisso que tem com a população em oportunidades”, disse Lucena. “Entendemos o convite que fez para integrarmos a comitiva internacional à China como parte desse compromisso do parlamentar com seu estado de representação política”, completou o empresário.

Outras empresas

Entre 2023 e 2024, além da Somave Agroindustrial de Cidade Gaúcha, foram autorizados a vender carnes para a China também os frigoríficos: Astra, de Cruzeiro do Oeste (2023); Levo Alimentos, de Umuarama, a Avenorte, de Cianorte, o Dip Frangos, de Capanema, a Jaguafrangos, de Jaguapitã, o frigorífico da Cotriguaçu, em Cascavel, o JBS/Seara, de Santo Inácio (esses últimos em 2024).

Assessoria de Comunicação deputado Zeca Dirceu

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também