A deputada Luci Choinacki (PT-SC) destacou em plenário os 93 anos de Ana Maria Primavesi, a serem completados nesta quinta-feira (3). Pioneira na proposição de um novo modelo de desenvolvimento, Ana é considerada a mãe da agroecologia.
“Ao longo dos anos ela vem contribuindo com estudos avançados no campo das ciências do solo em geral, mas, em especial, no manejo ecológico. Para a pesquisadora, a agroecologia está diretamente relacionada com a biodiversidade, a existência da vida no planeta, a compreensão de que quanto menor a biodiversidade, menor a possibilidade de vida na Terra. Também, de uma visão de trabalhar dentro das leis dos sistemas naturais”, disse Luci.
Luci Choinacki lembrou que em 16 de agosto de 2013 apresentou à Mesa Diretora da Câmara um projeto de lei que institui o Dia Nacional da Agroecologia, a ser comemorado em 3 de outubro, e que receberá o nome de Ana Primavesi.
“Para comemorar, anualmente, propomos parceria entre os governos federais, estaduais e municipais visando a realização de várias atividades, de modo a dar visibilidade e o reconhecimento dos que defendem, apoiam e produzem com base nos princípios da agroecologia”, justificou a deputada.
Ana Maria Primavesi nasceu no dia 3 de outubro de 1920 na cidade Austríaca de Styria. A engenheira agrônoma chegou ao Brasil, juntamente com seu marido, o também engenheiro agrônomo, Arthur Primavesi, no ano de 1949. Nas décadas seguintes teve seu trabalho reconhecido por defender ideias que revolucionariam o modelo de produção agrícola. Partia da concepção de que o solo é um organismo vivo, desta forma é possível produzir alimentos preservando a natureza.
Assessoria Parlamentar