Macêdo diz que redução da maioridade penal não resolve violência

marcio macedo_D2O deputado Márcio Macêdo (PT-SE) participou nesta sexta-feira ( 7), da audiência pública sobre a maioridade penal, promovida pela Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe , que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado. Contrário ao projeto de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da idade de responsabilidade criminal de 18 anos para 16 anos, o parlamentar argumentou que esta medida não resolve o problema da violência no país.

“Como cidadão e investido no mandato popular que me foi dado pelo povo me senti na obrigação de entrar neste debate e defender a minha posição sobre o tema, que é contrária à redução da maioridade penal. Esta proposta é inconstitucional. Estão tentando passar a ideia de que esta é uma tendência mundial, quando na verdade, é o contrário”, afirmou.

Márcio Macêdo, desta forma, citou exemplo de diversos países, que assim como o Brasil, possuem em sua legislação a idade penal em 18 anos. “Canadá, México, Argentina, El Savador, Costa Rica, Nicarágua, Chile, França, Espanha e Alemanha são países onde a maioridade penal é semelhante a do nosso país, ou seja, 18 anos”, ressaltou.

Outra questão levantada pelo deputado federal é que nos Estados Unidos, onde não há o estabelecimento de uma idade mínima geral, já há uma grande reflexão sobre o assunto, pois se constatou que criminalizar crianças e adolescente não é a melhor forma de combater a violência. “Isso porque foi verificado que adolescentes encarcerados com adultos voltaram a cometer crimes e com muito mais crueldade”, frisou.

Neste sentido, Márcio Macêdo afirmou que o sistema carcerário no mundo inteiro e, especialmente, no Brasil não corrige o infrator ou criminoso. “Não recupera e estimula a violência. Misturar aqueles que estão numa fase de consolidação de conceitos com pessoas adultas que já estão cumprindo pena será desastroso”, alertou.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também