Lula sobre Dom Evaristo: O mundo perdeu um dos seus maiores símbolos na luta pela Justiça

evaristoarns

Em nota de pesar pela morte de Dom Evaristo Arns, ex-presidente Lula destaca que ele “sempre teve lado: o lado dos mais pobres” e que “o Brasil perdeu nesta quarta-feira (14) um dos seus maiores símbolos na luta pela Justiça”.

“Nossa América perdeu a voz destemida que enfrentou ditaduras truculentas e o braço amigo que abrigou centenas de refugiados que eram perseguidos nos países vizinhos. O mundo perdeu um vulto gigante na defesa universal dos Direitos Humanos”, diz Lula na nota.

“O Brasil perde muito. Mas não perde nenhum de seus ensinamentos e de suas lições. Num momento tão difícil de nossa vida nacional, cabe recolher seu legado de dignidade e coerência como inspiração permanente. Cabe resgatar os ideais de esperança que Dom Paulo sempre apresentou como lema de uma vida inteira”, conclui o ex-presidente.

CDHM – A Comissão de Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, presidida pelo deputado Padre João (PT-MG), também divulgou nota de pesar pelo falecimento de D. Paulo Evaristo Arns. “A CDHM se associa ao pesar de defensores e defensoras de direitos humanos pelo falecimento de um dos seus maiores inspiradores: o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”.

No texto, Padre João destaca que Dom Evaristo foi durante a ditadura militar no Brasil “uma figura de proa da defesa dos direitos humanos e da democracia, erguendo sua voz a cada direito violado pelo Estado de Exceção”. Lembrou ainda que o cardeal acolheu a milhares de militantes da luta por direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais em décadas de atividade pastoral comprometida em particular com os mais pobres, discriminados e oprimidos setores da sociedade brasileira.

“Sua morte aos 95 anos é motivo de luto e sua vida longa e produtiva é motivação para a continuidade de sua luta pelos direitos humanos”, conclui a nota.

Na Tribuna – Durante toda a tarde desta quarta-feira parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara para manifestar o seu pesar pelo falecimento de Dom Evaristo. “O Brasil hoje com certeza perde uma das maiores referências no campo da ética, no campo da fé e no campo da luta pelos direitos dos mais pobres. D. Paulo Evaristo Arns foi defensor incansável dos postulados que ancoram a democracia brasileira”, afirmou o deputado José Guimarães (PT-CE).

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou que Dom Paulo Evaristo Arns era um homem de visão, que lutou contra a ditadura, lutou pelas liberdades, lutou pela democracia. “Nosso pesar e nossas saudades”.

Para o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) o cardeal foi um exemplo não apenas com discursos, mas acima de tudo com a prática concreta, ao lado dos mais pobres, dos necessitados, dos injustiçados. “Ele sempre foi uma voz forte em defesa da democracia, da justiça e da paz”.

“O Brasil hoje está mais triste e menor, porque perde essa figura maravilhosa. Um ser humano da maior qualidade, um espírito de luz”, afirmou o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).

E o deputado Marcon (PT-RS) destacou que Dom Evaristo organizou e sempre defendeu os direitos humanos, os mais pobres e os mais fracos. “Ele vai para cima e deixa bons exemplos para o povo brasileiro”.

PT na Câmara
Foto: Divulgação

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex