O presidente Lula se reúne, nesta sexta-feira (27), no Palácio do Planalto, com governadores, uma iniciativa que busca retomar a relação governo federal com estados e municípios, fortemente abalada durante o governo Bolsonaro.
Com o encontro, que começa às 9h30 e deve se estender ao longo do dia, Lula cumpre uma de suas promessas de campanha: a de manter aberto o diálogo com governadores e prefeitos, independentemente de que partido façam parte.
Bom dia. Hoje me reúno com os governadores dos 27 estados, para ouvir as necessidades de cada um e ouvir seus projetos para melhorarmos a vida do povo, trazer desenvolvimento e geração de empregos. Vamos trabalhar junto com os governadores, com respeito e diálogo.
— Lula (@LulaOficial) January 27, 2023
Os 27 governadores do país foram convidados, e Lula em breve deve se reunir também com o Fórum de Prefeitos. A intenção do presidente é que encontros desse tipo ocorram a cada dois meses.
Nesta sexta-feira, Lula pretende ouvir dos governadores quais são as obras prioritárias em cada estado e no Distrito Federal para que um programa de retomada de investimentos seja colocado em prática. A medida deve tanto melhorar a infraestrutura do país quanto gerar empregos.
Além disso, o presidente deve levar propostas de ações a serem executadas em parceria com os governos estaduais em diferentes áreas, como educação, saúde e segurança pública. No começo do mês, Lula encomendou a ministros um plano de iniciativas a serem apresentadas aos governadores.
Esse é o segundo encontro de Lula com governadores desde que assumiu a presidência no dia 1º. A primeira reunião ocorreu logo após os ataques golpistas de 8 de janeiro, quando os chefes do Executivo estaduais afirmaram seu compromisso com a democracia.
Do PT Nacional