O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (15) a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada com base no projeto 152/09, de iniciativa do Executivo.Segundo a deputada Emilia Fernandes (PT-RS), a instituição irá fortalecer a integração dos estados da região Sul.
“A criação da universidade promoverá o desenvolvimento regional entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Cantarina e Paraná, garantindo a permanência da população local na região”, comentou a parlamentar. Segundo ela, a instituição também vai proporcionar o acesso a qualificação profissional e o compromisso de inclusão social.
Os cursos deverão começar em 2010. A sede da UFFS ficará no município de Chapecó (SC). A nova universidade contará com cinco campi: um na própria cidade sede, dois nos municípios gaúchos de Cerro Largo e Erechim, e os demais em Laranjeiras do Sul e Realeza, ambas no Paraná. A universidade atenderá a população dos 396 municípios que compõem a Mesorregião da Fronteira do Mercosul.
Na instituição serão ministrados 39 cursos, entre eles os de Administração, Agronomia, Aquicultura, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Desenvolvimento Rural, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Licenciaturas (Filosofia, História, Geografia e Sociologia, Pedagogia, Português, Espanhol, Educação no Campo).
Assessoria Parlamentar