Lula sanciona PL sobre novo marco legal de substâncias químicas

Deputado Flávio Nogueira com ministros Padilha e Luciana Santos. Fotos: Divulgação Mandato

Presidente Lula sanciona projeto de lei do deputado Flávio Nogueira, que estabelece novo marco legal no controle das substâncias químicas.

O presidente Lula sancionou, nessa quarta-feira (13/11), o projeto de autoria do deputado Flávio Nogueira (PT-PI), que cria o Inventário Nacional de Substâncias Químicas. A sanção abre caminho para o estabelecimento de um novo marco legal (Lei 15.022/2024) no controle dos produtos químicos fabricados e comercializados no Brasil.

O ato de sanção, realizado sem vetos, foi celebrado durante solenidade no Palácio do Planalto, mediada pelo ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. O evento contou com a participação do deputado Flávio Nogueira; de outros parlamentares; da ministra Luciana Santos (MCTI); e de representantes do setor químico.

O deputado Flávio Nogueira disse que, com a sanção do projeto, o país terá uma das legislações mais modernas em relação ao controle das substâncias químicas. “A lei vai gerar benefícios para o meio ambiente e a saúde pública, além de agregar valor aos produtos industrializados nacionais e garantir mais segurança aos trabalhadores do setor químico”, comentou o parlamentar piauiense, autor da matéria.

Eixos de ação

O texto sancionado pelo presidente Lula estabelece três eixos de ação. O primeiro defende a ampliação do volume de informações sobre as substâncias que ingressam no país. O segundo estabelece a interação entre os sistemas de informação existentes de modo a evitar a duplicação de esforços dos cidadãos e do Estado. E o terceiro eixo prevê um mecanismo transversal de avaliação das substâncias perigosas, integrando uma visão técnica de cuidado para com o meio ambiente, a saúde e a produção.

Testes em animais

Pela nova lei, somente será admitida a realização de testes em animais para avaliação de uma substância química quando esgotadas todas as possibilidades de métodos alternativos e apenas se comprovadamente eficazes e confiáveis. “O poder público será responsável por designar o órgão fiscalizador que definirá plano estratégico para a promoção de métodos alternativos à experimentação em animais”, explica Nogueira.

Assessoria de Comunicação deputado Flávio Nogueira

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100