O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã deste sábado (24), em Paris, o deputado federal Zé Neto (PT-BA). Segundo relato do deputado, ambos conversaram sobre o processo de votação da reforma tributária, que está previsto para primeira semana de julho, a gestão do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e outros temas relacionados à situação global.
Na França, Lula participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e foi recepcionado pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Em seu giro pela Europa nesta semana, o presidente brasileiro teve uma agenda ampla e pragmática. Entre inúmeros compromissos, encontrou-se com o papa Francisco, no Vaticano, e o presidente italiano, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, em Roma.
Zé Neto apontou como extremamente importante o fato de o Brasil ter voltado “para os debates cruciais do mundo, especialmente os relacionados a meio ambiente e economia, como aconteceu em Paris, orientado pelo diálogo com firmeza em defesa dos interesses da soberania do nosso país e também de nossa exportações”.
O parlamentar ressaltou o posicionamento de Lula na quinta-feira (22/06), em discurso em evento na Torre Eiffel, no qual mostrou, com clareza, a determinação do Brasil de empreender “diálogos necessários para nosso desenvolvimento econômico, social e sustentável e, ao mesmo tempo, demarcar, claramente, posição em defesa das economias emergentes e dos países mais pobres.”
Com relação à reforma tributária, o deputado afirmou que “o presidente está firmemente decidido a colaborar com todos os diálogos necessários, no Congresso Nacional” para que as mudanças sejam aprovadas, dando uma vitória “não só ao seu governo, mas, muito especialmente, ao Parlamento, ao setor produtivo nacional e ao povo brasileiro, que terá uma legislação tributária mais justa.”
Zé Neto espera que até o dia 7 de julho seja votada a reforma tributária, o que em sua opinião será um extraordinário avanço, com a simplificação das normas tributárias e a utilização de um imposto único, o IVA.
Em Paris, da reunião com Lula, participaram também a primeira-dama Janja e a família do parlamentar. “Foi um feliz e proveitoso encontro, em que Lula e sua esposa Janja se mostraram atenciosos com minha família e, particularmente, preocupado com as questões do Brasil e do mundo. Quero reafirmar a alegria de saber que o Brasil voltou e que valeu muito a pena fazer o L”. O presidente brasileiro retornou neste sábado ao Brasil.
Redação PT na Câmara, com assessoria parlamentar