Lula participa de confraternização com trabalhadores do Palácio do Planalto

Presidente Lula durante confraternização com os trabalhadores terceirizados que atuam no Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula participou, na tarde desta quinta-feira (22), de uma confraternização de final de ano com trabalhadoras e trabalhadores de empresas terceirizadas do Palácio do Planalto. O encontro festivo, para marcar a passagem do Natal e o fechamento do ano de 2023, foi realizado nas dependências do Palácio do Planalto, sede do governo federal.

Nas suas duas gestões anteriores, Lula sempre fez questão de valorizar o trabalho profissional, além de também manter uma relação pessoal marcada pelo carinho e afeição para com a categoria que ali trabalha. E neste terceiro mandato presidencial não será diferente. Durante a confraternização, Lula discursou, abraçou e tirou fotos com funcionárias e funcionários, especialmente o pessoal que trabalha na limpeza da sede do governo.

Durante o evento, o presidente também anunciou que a categoria passará a ter direito ao recesso de fim de ano, como ocorre com os servidores públicos.

“O que é importante para gente dizer é que os servidores terceirizados do Palácio do Planalto importam, e que a gente tem que cuidar de vocês com respeito e com cidadania. Hoje, eu só tenho um aviso para dar para vocês, que vocês vão começar a ter recesso que todo servidor público tem que ter. Vocês podem escolher ou descansar na semana entre o Natal e o ano novo, ou tirar o recesso na semana depois do ano novo. É uma portaria que já foi assinada pela nossa ministra da Gestão”, afirmou o presidente, que foi bastante aplaudido pela categoria.

 

Normalmente, os servidores públicos tiram uma semana de recesso no período de Natal ou ano novo, de forma escalonada, e com posterior compensação.

Melhoria das condições dos terceirizados

Lula também se comprometeu a melhorar as condições de trabalho dos terceirizados que trabalham na sede do Poder Executivo.

“Estou elaborando o contrato que a empresa [em] que vocês trabalham tem com o Palácio do Planalto. Obviamente que não posso fazer para todo o mundo, mas quero assumir o compromisso com vocês de que os servidores de terceirizados que trabalham no Palácio do Planalto será tratado de forma diferenciada, porque trabalhar no palácio presidencial deve ser uma promoção”, acrescentou.

O presidente também lembrou o encontro anterior que teve com os funcionários da limpeza, dias após os ataques golpistas de 8 de janeiro, que deixaram um rastro de destruição na sede da Presidência da República.

Após o discurso de Lula, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a pasta está estudando uma revisão nos contratos com as empresas que fornecem mão de obra terceirizada para o governo federal.

“A gente tem que tratar os terceirizados de forma decente, não pode ser um trabalho precarizado. Esse é o pedido dele [Lula], que inclui o tratamento salarial, o tratamento de direitos, ao recesso, direito aos feriados, então a gente discutiu isso ao longo do ano e vai implementar a partir de segunda-feira. A gente vai explicar para todo o mundo direitinho, todas as empresas serão avisadas e a gente vai garantir que vocês tenham o mesmo tratamento que todos os demais trabalhadores aqui do governo federal”, destacou a ministra.

Na sexta-feira (22), às 10h, o presidente participa do tradicional Natal com os catadores de materiais recicláveis, que ocorrerão durante o evento Expocatadores, em Brasília.

 

Do PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo