Lula: “Estado e municípios gaúchos já podem cadastrar pedidos de verbas”

“O governo federal vai fazer tudo para recuperar o estado do Rio Grande do Sul Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula reafirmou que não faltarão recursos para socorrer o Rio Grande do Sul e anunciou que os ministérios já começaram a liberar verbas emergenciais para o estado, afetado por fortes chuvas – ao todo, segundo o governo federal, foram liberados R$ 1,5 bilhão. Lula disse também que, a partir desta terça-feira (7), o governo estadual e os prefeitos já podem cadastrar suas demandas no sistema federal.

“Podem cadastrar pedidos para escolas, creches, unidades de saúde, hospitais, recuperação de equipamentos, é só cadastrar que vai começar a acontecer imediatamente, para atendimento do povo”, afirmou Lula, na manhã de hoje, no programa “Bom dia, Presidente”, produzido pela EBC em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Lula respondeu a perguntas de jornalistas de emissoras de rádio de diferentes estados. Estava acompanhado dos ministros da Secom, Paulo Pimenta, e da Casa Civil, Rui Costa.

“O governo federal vai fazer tudo, tudo, tudo para recuperar o estado do Rio Grande do Sul. Porque não é só o povo do Rio Grande do Sul que precisa do estado recuperado, o Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado”, disse Lula.

O presidente acrescentou que entre as prioridades do governo federal está a recuperação de rodovias federais e das estaduais. “Eu disse para o  governador que a gente tem intenção de ajudar também nas estradas estaduais”, afirmou.

Lula disse ainda que pedirá que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre em contato com o governador Eduardo Leite para convidá-lo a vir a Brasília para uma atualização das necessidades do estado.

União nacional

Lula também destacou a importância da participação de outros Poderes nesse esforço para que os recursos sejam liberados com agilidade e sem burocracia.

No domingo (5), quando viajou ao Rio Grande do Sul pela segunda vez para acompanhar de perto a situação do estado, Lula levou os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

“O que eu posso garantir é que há 100% de vontade da Câmara, 100% de vontade do Senado, 100% de vontade do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário, para que a gente facilite ao máximo possível os recursos”, enfatizou, destacando ainda a importante participação dos voluntários no socorro ao estado.

 

Lula falou também sobre a mensagem que enviou ao Congresso Nacional na segunda-feira (6) para que o governo federal possa ter agilidade na liberação de recursos dos ministérios ao Rio Grande do Sul

“O Ministério da Saúde pode liberar recursos, o Ministério da Integração Nacional pode liberar recursos e vários ministérios podem liberar. O Ministério da Educação vai liberando recursos de acordo com as necessidades fundamentais que é colocar crianças na escola, colocar as pessoas no hospital, a compra de remédio, a compra de combustível, a compra da água, a compra de comida. Esse dinheiro vai saindo sem muita burocracia”, pontuou.

 

Fake news

Durante a entrevista, o presidente lamentou que, nesse momento dramático enfrentado pelo Rio Grande do Sul, muitas mentiras estejam sendo disseminadas para desmerecer o forte trabalho desenvolvido pelo governo federal em socorro à população do estado.

“Estão desmerecendo as pessoas que estão trabalhando, porque a quantidade de pessoas que estão trabalhando, não apenas das Forças Armadas, mas da Polícia Militar, da Polícia Científica. O que mais me apaixona é a quantidade de gente no Brasil inteiro preocupado em ajudar o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Nesse sentido, ele fez comparações com o descaso demonstrado por Jair Bolsonaro frente às tragédias naturais que aconteceram durante o governo passado. “Eu lembro que quando teve a cheia na Bahia, em 2022, o presidente da República estava passeando de jet-ski no verão de Fernando de Noronha e não se preocupou”, disse.

Lula atribuiu essa avalanche de mentiras à “falta de argumento” dos opositores para contestar as ações desenvolvidas pelo seu governo. “Eu digo todo santo dia: um país que tem os seres humanos com a bondade que tem o Brasil não merecia essa indústria de fake news mentirosa, eu diria até canalha, que vive contando mentira, vive deturpando falas”, disse.

“Um país não pode ir pra frente desse jeito. É preciso que as pessoas tenham bom senso. É preciso que as pessoas não sejam levianas. A situação do Rio Grande do Sul é muito delicada”, acrescentou.

 

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100