O Datafolha divulgou pesquisa nesta quinta-feira (24) na qual mostra o ex-presidente Lula muito perto de vencer a eleição de outubro já no primeiro turno. De acordo com o Datafolha, Lula tem 43% da preferência do eleitorado, enquanto todos os outros candidatos somados alcançam 47%.
Em votos válidos – descartando os indecisos e quem declara que votará em branco ou nulo – os números são 47,7% para o candidato do PT e 52,2% para todos os seus adversários somados. Ou seja, uma oscilação de 2% garante a vitória de Lula já no dia 2 de outubro.
Na avaliação do líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), para ocorrer uma “onda” eleitoral a favor de Lula, três segmentos devem ser mobilizados para garantir os votos necessários para a consagração do candidato petista, que precisou ir aos dois turnos para ser eleito em 2002 e reeleito em 2006: a militância do PT, a juventude e as mulheres.
“Se conseguirmos mobilizar e ativar a militância petista nas ruas e nas redes, para consolidar e ampliar a liderança do Lula entre jovens e mulheres, poderemos vencer a eleição no primeiro turno. Mas temos que trabalhar muito para isso, todos os dias, e a derrota do fascismo que Bolsonaro representa virá, seja no primeiro ou no segundo turno”, analisa o deputado paulista.
Confira os números completos em matéria da Folha de São Paulo:
Assessoria Parlamentar