A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) apresentou à Câmara o requerimento nº 2385/21 propondo Moção de Congratulações ao compositor, cantor e ex-ministro da
Cultura do governo Lula, Gilberto Gil, pela sua eleição, por maioria absoluta, para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Para Luizianne, o significado da eleição de Gil para a ABL é o reconhecimento do conjunto da obra do artista, que versa sobre os diversos temas do cotidiano brasileiro, sobre o combate o preconceito e ressalta o papel das mulheres na sociedade. “Ademais, ele é o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL, reforçando o rompimento das instituições com a herança colonial e escravista”, ressalta.
Destaca ainda o requerimento da deputada: “‘A novidade’ é que uma obra que já seria imortal por ser ‘Divina(o) Maravilhosa(o)’ imortaliza-se na ABL. Só nos resta desejar ao novo ‘Superhomem’ acadêmico da ABL, da ‘Refazenda’, da ‘Refavela’ e do ‘Realce’, ‘Aquele abraço’, parabéns e vida longa”.
O músico baiano Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito por maioria absoluta para ocupar a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na última quinta-feira (11). Eleito com 21 votos, o artista é o segundo homem negro a ocupar uma cadeira na ABL, antes, o escritor e professor Domício Proença Filho foi presidente da Academia em 2016 e 2017.
Assessoria Parlamentar