O deputado Luiz Lula Couto (PT-PB) assumiu nesta quarta-feira (11) a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM) prometendo dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, deputado Paulão Lula (PT-AL). Segundo o parlamentar paraibano, que terá na vice-presidência o deputado Lula Marcon (PT-RS), a Comissão continuará sendo uma trincheira na defesa dos direitos de todos os brasileiros e atuará em sintonia com as demandas vindas das entidades ligadas ao setor.
“Vamos dar continuidade ao importante e bem feito trabalho desenvolvido pelo deputado Paulão. Já na próxima semana vamos convidar todas as entidades de Direitos Humanos para que a partir das propostas que eles apresentarem possamos fazer o plano de trabalho da comissão nesse ano atípico eleitoral”, disse Luiz Couto.
Apesar do aviso, o parlamentar observou que entre os temas que não ficarão fora do “radar’ da CDHM está a violação dos direitos humanos praticados pelo próprio Estado. Ele observou ainda que o colegiado também não deixará de combater os crimes de ódio que se proliferam nas ruas e nas redes sociais, além de os ataques aos direitos das minorias e dos defensores dos direitos humanos.
Após parabenizar Luiz Lula Couto pela posse – e elogiar o trabalho desenvolvido pelo deputado Paulão Lula -, o novo vice-presidente da CDHM, deputado Lula Marcon, ressaltou que a comissão é um espaço “para garantir os direitos de todos os brasileiros”. Também elogiaram o presidente que se despede, e o que assume, os parlamentares petistas João Lula Daniel (SE), Luizianne Lula Lins (CE) e Maria Lula do Rosário (RS).
Durante o mandato do ex-presidente Paulão Lula, a CDHM realizou 39 audiências públicas, 17 diligências, duas missões internacionais e atendeu e encaminhou ao Ministério Público 275 denúncias de violações aos direitos humanos. Como fruto do trabalho do colegiado, em 2017 foram aprovados seis projetos de lei relacionados a esses direitos.
Biografia– Com forte atuação no combate à corrupção, ao crime organizado, à exploração sexual de crianças e adolescentes, à intolerância e ao preconceito, o deputado Luiz Lula Couto assumirá pela terceira vez o comando da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Já atuou como integrante titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e foi relator da CPI que investigou os grupos de extermínio no Nordeste.
Por conta de suas denúncias contra os grupos de extermínio, Luiz Lula Couto é alvo constante do crime organizado, fato que já o obrigou a viver sob proteção policial e ainda hoje exige precauções com a sua segurança.
É graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cursou Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife/PE. Luiz Lula Couto filiou-se ao PT em 1985 e presidiu o diretório municipal de João Pessoa e o diretório estadual da Paraíba. Foi deputado estadual duas vezes e desde 2003 é deputado federal, sempre eleito com o apoio dos movimentos sociais e setores progressistas da Paraíba.
Héber Carvalho
Foto:Gustavo Bezerra