Luiz Couto recebe especialistas em neurocirurgia e IA e leva comitiva a ministérios  

Ministra Luciana Santos recebe deputado Luiz Couto e comitiva. Fotos: Divulgação Mandatos

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) recebeu em seu gabinete, na semana passada, uma comitiva composta pelo neurocirurgião e presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Marcos Wagner de Sousa Porto, e o presidente da Sociedade de Brain Mapping and Therapeutics e organizador do N20 Índia (Neurociência20), Babak Kateb. A reunião teve como objetivo discutir a saúde mental do idoso e o processo de envelhecimento na América Latina, além de discutir sobre novos equipamentos que podem contribuir com a medicina, através da Inteligência Artificial para diagnósticos e tratamentos de doenças e distúrbios do cérebro.

“Fomos procurados por esses especialistas em neurocirurgia para fazermos uma ponte junto aos ministérios e recebemos com bastante abertura esse esforço para buscar soluções inovadoras e avançadas para o tratamento de doenças do cérebro e questões relacionadas ao envelhecimento. A equipe nos apresentou a importância da inteligência artificial e de novos equipamentos médicos no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao cérebro e ao envelhecimento, o que entendemos como essencial nos tempos de hoje, com a evolução da medicina e da neurociência, para o bem-estar das pessoas, principalmente, no tocante ao envelhecimento com qualidade de vida”, destacou Luiz Couto.

Reuniões em Ministérios

Fotos: Divulgação Mandatos

Após a conversa com os especialistas, o deputado agendou reuniões e levou a comitiva aos ministérios das Relações Exteriores, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No Ministério das Relações Exteriores, o deputado e a comitiva foram recebidos pelo primeiro-secretário, Flávio Luís Pazeto, responsável pela Coordenação-Geral do G20. A comitiva que acompanhou o deputado, além do Neurocirurgião Marcos Wagner de Sousa Porto e o presidente da Sociedade de Brain Mapping and Therapeutics, Babak Kateb, também contou com a presença do presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale.

Um dos principais assuntos discutidos foi o apoio do governo federal à participação dos representantes do País no evento em Nova Deli, na Índia, que ocorrerá em 8 de setembro de 2023. Nessa ocasião, será realizado um debate sobre o N20 – Brasil – 2024, um evento programado para acontecer no Rio de Janeiro em novembro de 2024.

O objetivo central do N20 – Brasil – 2024 é focar na discussão da saúde mental dos idosos e no processo de envelhecimento na América Latina. Para tanto, o governo brasileiro busca fortalecer a trilha governamental do G20, garantindo uma participação efetiva e relevante no encontro.

Durante a reunião, o primeiro-secretário Flávio Luís Pazeto expressou sua gratidão pela visita do deputado Luiz Couto e ressaltou que o ministério das relações exteriores está sempre de portas abertas para acolher suas demandas. Ele também destacou o interesse do governo em acompanhar e participar ativamente da trilha governamental do G20, especialmente nos temas relacionados à saúde mental dos idosos.

Epilepsia e pesquisa

Fotos: Divulgação Mandatos

Já no Ministério da Ciência e Tecnologia, a comitiva foi recebida pela ministra Luciana Santos. Um dos pontos discutidos foi a solicitação de apoio da titular da pasta para o desenvolvimento de pesquisas sobre a epilepsia.

De acordo com o neurocirurgião Marcos Wagner Porto, muitos pacientes da Paraíba precisam se deslocar até Goiânia para tratamento. Segundo o especialista, a Paraíba necessita construir um centro de tratamento específico para a epilepsia, com pesquisa e tecnologia inovadora.

Além disso, a ministra também foi convidada, por Babak Kateb, para participar dos grupos temáticos que se reunirão em Nova Deli, no dia 8 de setembro do corrente ano, para discutir a temática da saúde mental na América Latina.

O parlamentar e os médicos também entregaram um convite para a ministra participar do XIX Congresso Nordestino de Neurocirurgia, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro de 2024, em Recife. O congresso contará com a presença de médicos de diversos países, como China, Finlândia, Argentina, Estados Unidos e Índia.

A ministra afirmou que o governo brasileiro está resgatando políticas voltadas para o desenvolvimento de pesquisas e políticas de desenvolvimento social que haviam sido desfeitas durante a gestão do governo Bolsonaro. Ela ressaltou que retomarão a agenda com o complexo tecnológico de saúde, unindo as pastas da Saúde e tecnologia para apresentar um documento específico sobre saúde mental no G6, que reúne Brasil, Austrália, Índia, Estados Unidos, União Europeia e Japão. Além disso, “o Ministério da Ciência e Tecnologia recuperou um fundo de apoio orçamentário para financiamento de pesquisas científicas no País. O governo Lula está empenhado em promover avanços na pesquisa e na ciência brasileira”, disse a ministra.

Luciana Santos também informou que está formando um grupo de trabalho com médicos do Brasil e do exterior para tratar do tema e prontamente convidou os médicos Marcos Wagner de Sousa Porto, Babak Kateb e Benjamim Pessoa Vale para participarem. O deputado Luiz Couto será convidado de honra do grupo.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Luiz Couto

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex