O deputado Luiz Couto (PT-PB) defendeu em plenário a ampliação do debate sobre a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a obrigatoriedade na implantação do simulador de aulas práticas na formação de novos condutores.
“É preciso nos debruçarmos de uma forma mais firme e técnica, sobre a eficiência e a eficácia desta legislação, isto é, sobre os efeitos práticos no processo formativo dos novos condutores, pois o que tememos é que estejamos diante de um duvidoso interesse privado em detrimento do verdadeiro interesse público”, disse o petista.
Para Luiz Couto, é preciso ações efetivas para a formação de condutores mais conscientes. “E comprometidos com a vida. Este equipamento (simulador) não vai trazer qualidade para quem vai dirigir. É preciso, sim, investir, cada vez mais, em horas para que as pessoas possam aprender. Continuarei apoiando medidas reais que venham efetivamente reduzir o preocupante número de mortes por acidentes de trânsito, como foi a Lei Seca que impôs uma nova cultura aos condutores de veículos”, destacou o parlamentar do PT.
Gizele Benitz