A deputada Luci Choinacki (PT-SC)registrou, em plenário, o reconhecimento do trabalho doméstico que está atendendo mais de 600 mil mulheres pobres. “Elas estão contribuindo com 5% sobre o salário mínimo para a Previdência, tendo os direitos iguais aos outros setores da sociedade: aposentadoria, salário-maternidade, proteção, quando há acidente de trabalho”, disse.
Para a deputada Luci, conseguimos, no Brasil, aquilo que todo mundo duvidava: dar visibilidade a um trabalho que todos diziam que não era trabalho. “ Inclusive, para as próprias mulheres nós fizemos uma pergunta para muitas que não têm uma profissão definida, que cuidam da família, da escola, dos doentes, da sua comunidade. Elas diziam que não trabalhavam. Quando perguntávamos se elas não se cansavam no final do dia, todas respondiam que estavam cansadas de tanto trabalhar”, .
Para a deputada, essa conquista marcou a valorização, não de uma profissão, mas de um trabalho tão importante do qual a sociedade e todos precisamos. “É preciso valorizar as mulheres, o trabalho doméstico e compartilhar, porque é um trabalho que todos podem fazer”, disse. Segundo ela, em Santa Catarina, mais de 15 mil mulheres estão contribuindo com a Previdência nesse sentido.
PT na Câmara