O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou, nesta quinta-feira (28), uma denúncia contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que se investigue eventuais investimentos em fundos remunerados pela taxa Selic.
Campos neto foi “evasivo”, na opinião do parlamentar, ao ser questionado em audiência pública na Câmara se ele mantinha investimentos em fundos exclusivos que seriam remunerados pela taxa básica de juros.
“A Comissão precisa investigar eventual conflito de interesses e na atuação do presidente do Banco Central”, diz Lindbergh.
Código de conduta
O parlamentar afirma, no documento protocolado junto à Comissão, que o art. 5º, do Código de Conduta da Alta Administração Federal veda categoricamente “o investimento em bens cujo valor ou cotação possa ser afetado por decisão ou política governamental a respeito da qual a autoridade pública tenha informações privilegiadas, em razão do cargo ou função” e que ora denunciado, enquanto presidente do Banco Central, é diretamente responsável pelas alterações na taxa Selic, além de outras competências, é evidente que pode ter sido praticado pelo denunciado desvio às normas do referido código, passiveis de apuração e eventual sanção.
Vou entrar na Comissão de Ética Pública para que Roberto Campos Neto seja investigado por manter ou não fundos de investimentos que são remunerados com a taxa Selic definida pelo Banco Central. Ele não respondeu ontem na Câmara, agora, terá que se explicar na Comissão de Ética! pic.twitter.com/7co3gnaNuh
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) September 28, 2023
Assessoria de Comunicação deputado Lindbergh Farias