Lindbergh pede convocação do presidente do Banco Central para explicar juros altos

Deputado Lindbergh Farias. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou em plenário, nesta terça-feira (21), que amanhã será apreciado na Comissão de Finanças e Tributação requerimento de sua autoria que pede a convocação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, “para que ele venha aqui explicar para nós, parlamentares, o motivo de o Brasil ter a maior taxa de juros do mundo – 13,75%, e 8% de juros reais”.

Lindbergh citou que o segundo país no mundo com juros mais alto é o México, que tem metade, 4%. Ele observou ainda que os juros nos Estados Unidos e na Europa são negativos. “Nós queremos explicações. Na verdade, o governo Bolsonaro deixou uma grande armadilha, uma herança maldita para o presidente Lula”, protestou.

O deputado destacou que a economia brasileira cresceu 2,9% no ano passado. “Mas cresceu da seguinte forma: 1,3% no primeiro trimestre; 0,9% no segundo trimestre. No terceiro trimestre cai para 0,3% e, no último trimestre, menos 0,2%. A economia está desacelerando, e temos um presidente do Banco Central, que todo mundo sabe que foi indicado pelo Bolsonaro, que agora em janeiro participava de um grupo de WhatsApp chamado “Ministros de Bolsonaro”, que votou com a camisa da seleção brasileira no dia. E esse presidente do BC, com essa política, derruba a economia brasileira!”, denunciou.

A economia brasileira, reiterou Lindbergh, está retraindo de forma muito acelerada. “Qual é o empresário que vai investir, se ganha 8% só investindo em títulos da dívida pública? Ninguém consegue! As empresas estão quebrando! Por isso que eu digo que é uma política de sabotagem!”, frisou.

O parlamentar citou ainda que a previsão de crescimento econômico do mercado, feito pelo Boletim Focus, em 130 instituições financeiras, para este ano é de 0,89%. “Isso é estagnação! Desses 0,89%, 0,6% é agropecuária. Então, no resto, é estagnação econômica”, lamentou. “É por isso, que eu estou vindo aqui, porque a Casa tem que debater esse tema. Nós queremos que este País cresça, gere empregos”, concluiu.

Juros cartão de crédito 

Articulador de uma campanha nacional em favor de juros mais baixos no Brasil, o deputado Lindbergh protocolou na Câmara dos Deputados, na última semana, projeto de lei para limitar a taxa de juros aplicada sobre os cartões de crédito. O projeto limita os juros ao máximo de 8% ao mês. O parlamentar tem protagonizado uma campanha nacional em favor de juros baixos no Brasil. “Os juros do cartão de crédito não têm qualquer regulamentação e seguem em patamar abusivo de mais de 400% ao ano”, argumentou o parlamentar.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também