Lideranças do PT e da América do Sul criticam decisão do STF contra Lula

Em um dia trágico para a democracia brasileira, o Superior Tribunal Federal (STF) negou o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente Lula no caso em que ele é acusado injustamente e sem provas de ter beneficiado a empreiteira OAS em troca de um tríplex que nunca possuiu de fato e no qual nunca morou.

Após dias seguidos de grande pressão política vinda de todos os lados, a votação que teve início às 14h35 da quarta-feira (4) terminou apenas a 1h da manhã desta quinta (5), com 6 votos contrários e 5 votos favoráveis ao habeas corpus. O último voto, que desempatou a discussão, foi da presidenta do STF, Cármen Lúcia.

Os parlamentares e lideranças do PT se manifestaram prontamente, afirmando que o STF adota a tática de “dois pesos, duas medidas”, aplicando entendimentos brandos em outros casos e agindo de maneira punitivista no caso de Lula, com honrosas exceções.

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) destacou que “o STF se acovardou diante da pressão de setores da mídia e decidiu contra o HC de Lula. Mas seguiremos lutando. Ainda temos vários recursos políticos e jurídicos para impedir essa perseguição contra Lula”.

Para a deputada federal Ana Perugini (PT-SP), o julgamento trouxe um Tribunal “dividido entre o dever de guardar a Constituição Federal e interesses políticos e econômicos sublinhados pela declaração de um general do Exército”.

“O resultado do julgamento de mais de dez horas mostrou o STF dividido entre a guarda da Constituição Federal e interesses políticos e econômicos sublinhados pela declaração de um general do Exército. Em defesa da democracia e do direito das cidadãs e dos cidadãos brasileiros irem às urnas e escolherem o que consideram melhor para o nosso país, vamos seguir lutando para que Lula seja candidato”, afirmou.

Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), “é um escândalo isso que aconteceu. Uma parte dos ministros do Supremo acovardados, de joelhos, com a pressão feita pela Rede Globo”. Ele destacou que houveram votos consistentes, mas “é um escândalo mesmo, esse supremo chancelou o golpe desde o começo”.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), foi claro o uso da tática de “dois pesos, duas medidas”, uma vez que pelo entendimento do STF, “todo brasileiro é culpado até prova em contrário. Salvo se for do PSDB”.

Em sua conta no Twitter, o ex-presidente equatoriano Rafael Correa‏ manifestou solidariedade a Lula, condenado pelo “crime” de tirar milhões da pobreza.

“Meu abraço solidário ao companheiro e irmão Lula da Silva. Todos sabemos que seu ‘crime’ é ter tirado 38 milhões de brasileiros da pobreza, sem submeter-se as elites brasileiras. Tudo é questão de tempo. O poder popular voltará com a força de um furacão. Resista! ”, disse a Lula.

O venezuelano Nicolás Maduro denunciou a situação: “Dói na alma esta injustiça”.

“No solo Brasil, o mundo inteiro te abraça Lula. Dói na alma esta injustiça. A direita, diante da sua incapacidade de ganhar democraticamente, elegeu o caminho judicial para amedrontar as forças populares. Mais cedo ou mais tarde a Pátria Grande vencerá!”, avisou Maduro ao encerrar a mensagem com a hastag #LulaValeALuta.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex