Liderança do PT é reinaugurada em clima de festa e reafirmação da luta em defesa do povo brasileiro

Reinauguração da Liderança do PT na Câmara.

Em clima de festa e de reafirmação da luta do Partido dos Trabalhadores em defesa do povo brasileiro, foi reinaugurada nesta segunda-feira (30) o gabinete da Liderança do partido na Câmara dos Deputados, após ter sido praticamente destruído no último dia 08 de janeiro por vândalos golpistas que, além de invadirem o Congresso Nacional, também atacaram as sedes do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.

Durante a solenidade que contou com a participação de líderes e ex-líderes petistas, ministros e dezenas de parlamentares, além de lideranças de movimentos sociais e de militantes, foi ressaltado que a disposição da Bancada do PT é ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil. Foi afirmado ainda que a democracia não pode ser derrotada pelo ódio dos que repudiam a ascensão social do povo brasileiro.

No dia 8 de janeiro, a Liderança do PT na Câmara teve todos seus computadores, impressoras, televisores e aparelhos telefônicos danificados, assim como todos seu mobiliários, quadros e vidraças internas e externas. Tudo foi destruído pelos vândalos bolsonaristas que defendiam um golpe de Estado contra o governo do presidente Lula. O atual líder da Bancada, deputado Reginaldo Lopes (MG), ressaltou que a escolha das instalações do PT para a quebradeira não ocorreu por acaso.

“Não acredito no acaso. Eles (os golpistas) planejaram atacar a Liderança do partido do presidente Lula. Estavam organizados para destruir este espaço que o PT ocupa há 42 anos. Apesar do que ocorreu, estamos neste espaço resistentes e reinaugurando nossa sede no Parlamento justamente no Dia Mundial da Não Violência e da Cultura de Paz. Após este espaço ter sido destruído estamos aqui para dizer:  democracia sempre e ditadura nunca mais. E será a partir a democracia que vamos realizar as mudanças que o Brasil precisa sob a liderança do presidente Lula”, destacou.

Novo líder

Novo líder da bancada, Zeca Dirceu. Fotos: Gustavo Bezerra

O deputado Reginaldo Lopes ressaltou ainda que está passando o comando da bancada petista para o novo líder eleito do partido para 2023, o deputado Zeca Dirceu (PR). Lopes disse que foi um orgulho a nova bancada ter entre os 68 parlamentares a presença recorde de 18 mulheres, “que terá papel predominante para fazer as mudanças que o País precisa, entre elas uma reforma tributária justa”.

Já o novo líder que assume na abertura do ano legislativo – na próxima quarta-feira (1) – ressaltou que a reinauguração da Liderança do PT é uma prova de que o partido não se curva aos setores saudosos da ditadura e contrários a ascensão social do povo brasileiro.

“A data de hoje entra para a história como o dia em que provamos mais uma vez a nossa capacidade de resistência e resiliência, ao conseguirmos nos reerguer dos duros ataques e da tentativa de golpe ocorrida com os ataques as sedes dos Três Poderes”, observou Zeca Dirceu.

Após ter agradecido a aprovação unanime de seu nome para comandar o partido em 2023, o parlamentar paranaense também agradeceu o empenho e o esforço dos servidores do PT e dos trabalhadores terceirizados que colocaram as instalações da Liderança novamente em ordem.

Tentativa de Golpe não assustou o PT

Ao discursar no evento a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), destacou que, apesar de lamentável, a destruição da Liderança do PT e a tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro não assustaram o partido. Segundo a presidenta, o PT continua firme em seu compromisso em defesa da democracia e da melhoria da vida do povo brasileiro.

“O que aconteceu no dia 8 de janeiro afetou todo o País, mas nos afetou muito mais. Tínhamos acabado de dar posse ao novo governo em uma festa linda, e então vimos o ódio e a raiva dos golpistas se manifestar nesta Liderança. Apesar de tudo, mostramos que isto não nos abalou. Estamos prestes a comemorar 43 anos de vida (do PT) em fevereiro, mostrando nossa força e resiliência. Tenho muito orgulho de fazer parte deste partido, junto com a militância e a nossa base social”, afirmou.

Ex-líderes do PT prestigiaram a reinauguração

Ministro Paulo Pimenta, ex-líder do PT, também participou do ato de reinauguração.

Vários ex-líderes do PT também participaram da cerimônia de reinauguração do espaço do partido na Câmara. Entre eles, o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência e do governo Lula (Secom), o deputado licenciado Paulo Pimenta . Em seu discurso, Pimenta condenou a tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro e a destruição do gabinete da Liderança do PT.

“Tentaram nos enterrar no golpe contra a Dilma, quando levaram o Lula para Curitiba, quando perseguiram nos companheiros e companheiras, mas nós mostramos que estávamos vivos, que somos semente. Voltamos hoje mais fortes, com uma bancada ainda maior e mais plural após terem quebrado a Liderança. Sempre que tentaram nos enterrar, voltamos mais fortes”, destacou.

líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) Foto: Gustavo Bezerra

 

Na mesma linha, o ex-líder da bancada e atual líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que a força do PT ao lembrar que nos quase 43 anos do partido 38 líderes se revezaram no comanda da Bancada. O parlamentar disse ainda que essa história não pode ser apagada nem mesmo com atos de violência como os praticados contra as instalações da Liderança do PT.

“Não é com radicalismo ou quebrando tudo que vão conseguir apagar a nossa história. Nossa história foi construída com gente que tem alma e tem compromisso com o Brasil e com a democracia. E foi com essa luta que demos a vitória ao Lula. Ninguém apaga essa estrela que nós carregamos no peito”, disse.

 

Airton Soares, ao lado de Reginaldo Lopes, foi o segundo líder da bancada do PT, nos anos 80.

Ao relembrar a trajetória do partido na Câmara o segundo líder da bancada, ex-deputado Airton Soares (SP), lembrou que a atual bancada que dará sustentação ao governo Lula começou com apenas cinco parlamentares. Segundo ele, apesar do início tímido o compromisso de luta em favor do povo brasileiro fez o PT chegar ao poder pela terceira vez no Brasil.

“Fui o segundo líder da bancada após o então deputado Ademar Santillo (já falecido) ter liderado por alguns meses. Éramos apenas cinco deputados, todos vindos de outros partidos. Depois a bancada petista aumentou para oito. Porém, a trajetória sempre foi de luta. Começou no movimento sindical ainda com Lula, no ABC, que chegou a ser preso junto com toda diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos. Foi esta trajetória de luta em defesa do povo brasileiro que fez o partido crescer e chegar ao poder”, observou.

Também discursaram na solenidade o ministro da Fazenda Fernando Haddad (de forma virtual), a deputada Maria do Rosário (PT-RS) – indicada do partido para compor a Mesa Diretora da Câmara -, além do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100