Liderança de Lula na corrida eleitoral simboliza esperança e desenvolvimento com inclusão social

Lula pelo Brasil - Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (5) revela o ex-presidente Lula em larga vantagem sobre seus oponentes na corrida eleitoral de 2022. Segundo o levantamento, o presidenciável petista lidera com 41,3% de intenção de votos, enquanto o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, amarga 26,6% de preferência do eleitorado.

A pesquisa aponta ainda que Lula venceria seu principal oponente já no primeiro turno. Em caso de um eventual segundo turno, o ex-presidente teria 52,6%. O levantamento feito entre quinta-feira (1º) e sábado (3) ouviu 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara avaliam que o resultado da pesquisa simboliza a esperança e a vontade da maioria do povo por um Brasil melhor.

“Fala da esperança. As pesquisas continuam mostrando a esperança do povo em um outro projeto para o Brasil, de desenvolvimento com inclusão social e as pessoas como prioridade. É isso que Lula sintetiza para o Brasil”, afirmou a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Para o líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS), a pesquisa reflete o reconhecimento da população pela gestão do ex-presidente Lula no período em que levou cidadania, inclusão social, saúde, emprego e renda ao seu povo.

“Acho muito fácil entender essas pesquisas que apontam vitória de Lula já no 1º turno da eleição do ano que vem: o povo só quer voltar a poder comer!  E o povo sabe, porque já comprovou na prática, que Lula presidente é comida no prato”, asseverou Bohn Gass fazendo alusão à campanha nacional por vacina no braço e comida no prato.

Desgoverno

Na opinião do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a pesquisa demonstra que o povo brasileiro “está cansado do desgoverno Bolsonaro”. Segundo o parlamentar, a população sabe “que a única saída para tirar o Brasil desse atoleiro é elegendo o presidente Lula”.

“Só ele (Lula) tem capacidade técnica e política para colocar o País de novo nos trilhos do desenvolvimento e da justiça social. Não há mais espaços para aventuras”, sentenciou o parlamentar.

Razões claras

Para o deputado Airton Faleiro (PT-PA), a liderança de Lula com 41,3%, mostra aquilo que já havia sido verificado na última pesquisa Ipec: “Lula pode derrotar o projeto genocida de Bolsonaro ainda no primeiro turno”.

Segundo o parlamentar, as razões para isso são claras: “primeiro o petista tem a menor rejeição de todos os outros candidatos (44,5%), enquanto Bolsonaro é campeão de rejeição (61,8%); segundo, a população está vendo o que a gestão de Bolsonaro representa: um governo corrupto sem o menor apreço pela vida, a não ser a boa vida, dele (Bolsonaro) e da sua família; terceiro, Lula é o único candidato capaz unificar novamente o País”, avaliou Faleiro.

No Twitter

Houve também manifestações de parlamentares petistas pelo Twitter. O deputado José Guimarães (PT-CE) destacou: “Urgente! Pesquisa CNT/MDA: Lula 41,3%, genocida 26,6%. Quinze pontos de diferença. Não tem para terceira via. É Lula para resgatar a esperança dos brasileiros!”

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) enfatizou que as pesquisas só confirmam que o povo brasileiro sabe quem pode fazer o Brasil feliz de novo!”

E a deputada Rosa Neide (PT-MT) completou: “O homem disparou! Lula: 41,3%, Bolsonaro: 26,6%, Ciro: 5,6%, Moro: 5,6%, Doria: 2,1%, Mandetta:1,8%.  A união ao redor de Lula é a melhor estratégia para garantir o fim do bolsonarismo de uma vez por todas!”

Liderança sobre adversários

De acordo com a pesquisa estimulada, Lula estaria próximo de uma vitória já no primeiro turno, pois tem 41,3%, ante 42,3% da soma de seus adversários. Na espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, ele aparece com 27,8%, enquanto Bolsonaro tem com 21,6%. Os indecisos chegam a 38,9%. Ciro tem 1,7% das citações, e Moro e Doria, 0,7% cada.

Simulação de segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente teria 52,6%, ante 33,3% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Neste cenário, 11,5% votariam branco ou nulo.

Ipec

A sondagem confirma a liderança de Lula atestada também pelo Ipec, instituto fundado por ex-executivos do Ibope Inteligência, em pesquisa divulgada em 26 de junho. No levantamento Lula lidera a preferência do eleitorado com 49%, enquanto Bolsonaro aparece com 23%.

Reprovação recorde

A pesquisa CNT/MDA mostra que o percentual de eleitores que reprova o desempenho pessoal de Bolsonaro subiu de 51%, em fevereiro, para 63% neste mês. Com isso, alcança a maior taxa de reprovação desde o início da gestão.

A avaliação do governo também piorou: 48% apontam a administração como péssima ou ruim, ante 36% em fevereiro. Os que acham o governo como ótimo ou bom passaram de 30% para 23%. Entre os entrevistados, 28% consideram a gestão regular.

Ao serem perguntados sobre o que é mais importante nas eleições presidenciais do próximo ano, 45,1% dos entrevistados responderam que é “Bolsonaro não ser reeleito”.

 

Benildes Rodrigues com RBA

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex