Líder Zeca Dirceu destaca renovação da licença do IAT para reconstrução da sede da Unila

Líder Zeca Dirceu. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), disse, nesta segunda-feira (8), que a renovação da licença ambiental do IAT (Instituto Água e Terra) é mais um passo na retomada da construção da sede da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) em Foz do Iguaçu. “Este é um compromisso do presidente Lula que o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, já vem conversando com o ministro Camilo Santana (Educação) para formalizar um convênio e retomar as obras paralisadas desde 2014. A renovação da licença ambiental do IAT é mais uma etapa deste processo”, destacou.

O aviso da renovação da licença ambiental, assinado pelo secretário de implantação do campus, Arif Kalilo Lima Kzam, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 19 de abril e estendido até o dia 24 de março de 2026. A renovação tem “validade para a construção do campus da Unila para fins de Educação, a ser implantado na Avenida Tancredo Neves, nº 6731 – circundada por área pertencente à Itaipu Binacional”.

“A Unila e o PTI foram criados pelo presidente Lula e já se consolidaram como importantes instrumentos de transformações sociais não só Brasil como, o caso da Unila, em todo o continente”, completa Zeca Dirceu.

Prioridade

Em entrevista à imprensa, o diretor-geral da binacional, Enio Verri, adiantou que as obras da sede da universidade serão prioritárias e concluídas com recursos da Itaipu. “Queremos terminar a Unila. Vamos trabalhar com outras iniciativas, como a organização da agricultura familiar e da pesca, políticas de reciclagem, de gênero, sociais, que visam a geração de emprego e renda, marcas do governo federal”, disse.

A retomada das obras, segundo Enio Verri, depende de uma avaliação técnica sobre as condições dos esqueletos dos prédios já levantados no local e adequações no projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Um convênio será feito entre a Itaipu e o MEC (Ministério da Educação) fará o convênio que resultara na contratação de empreiteira ou consórcio para concluir a construção do campus.

A Unila estima um investimento de aproximadamente R$ 800 milhões para finalização do campus exatamente da forma como consta no projeto. No entanto, o diretor-geral defende um custo mais enxuto com a adptação do projeto à atual realidade econômica. “Com a adequação, será possível chegar em um valor de custo-benefício um pouco melhor. Oitocentos milhões de reais, sem dúvida nenhuma, é (um valor) muito alto”, estima.

Sete mil estudantes

As obras iniciadas em 2011 estão paralisadas desde 2014. Ao todo, foram investidos mais de R$ 126,6 milhões no prédio próximo à barragem da hidrelétrica. “O meu compromisso com o povo brasileiro é que nós vamos reconstruir a Unila”, afirmou Lula em março na posse Verri na diretoria-geral da binacional.

A Unila tem sete mil estudantes matriculados em 29 cursos de graduação e 12 programas de pós-graduação, além de 900 servidores, entre professores e técnicos. Cerca de 2,5 mil estudantes são estrangeiros de 39 nacionalidades. Os países com mais representantes na instituição são Paraguai, Colômbia, Haiti, Peru e Venezuela, mas também há estudantes da Europa, da China e do Líbano.

 

Assessoria de Comunicação do líder Zeca Dirceu

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100