O deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, destacou nessa terça-feira (9), a conquista de 18 novos mercados no estrangeiro pelo agro brasileiro em apenas 120 dias do governo Lula. “O Brasil deixou de ser um pária internacional e voltou a operar grandes mercados, ampliando as exportações agropecuárias para países que sofriam todo tipo de estigma por posições equivocadas do governo anterior que isolou o país”, disse.
Zeca Dirceu observou ainda que o presidente Lula é um verdadeiro ‘caixeiro-viajante’ que abre os caminhos para os negócios brasileiros e para a volta dos investimentos internacionais no Brasil. “Eu acompanhei o presidente na viagem à China e só neste país, duas empresas do Paraná, Astra e Somave, foram habilitadas pelo governo chinês para vender proteína processada”.
Além da China, o mercado se abriu às cooperativas brasileiras para 10 países. Na América estão Argentina (embrião equino congelado, aditivos para alimentação animal com componente lácteo bovino), Chile (mucosa intestinal de bovinos, ovos férteis e aves de um dia – cordona e peru), Panamá (sêmen bubalino) e México (carne bovina, carne suína in natura para venda direta, carne avícola processada, miúdos e pele de aves).
Plantas frigoríficas
Na África, o mercado foi ampliado em Angola (embriões bovinos e bubalinos, ovos férteis e aves de um dia), África do Sul (subprodutos de origem animal para alimentação de animais), Argélia (bovinos vivos) e Egito (algodão). Na Ásia, Malásia (gelatina de bovino) e China (farinha de aves e suínos); e na Oceania, Polinésia Francesa (carne de frango).
Além disso, foram aprovadas 11 plantas frigoríficas para a Indonésia, além da definição, junto às autoridades chilenas, dos requisitos fitossanitários para exportação de mamão fresco para o Chile.
Em março, durante missão à China, após anunciar o fim do embargo do país asiático às importações de carne bovina, o governo brasileiro habilitou quatro novas plantas frigoríficas para exportação aos chineses, e retomou as vendas em duas plantas que estavam suspensas.
Assessoria de Comunicação deputado Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara Federal