Líder Enio Verri presta homenagem ao centenário de nascimento de Florestan Fernandes

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), presta homenagem a um dos maiores pensadores que o País já conheceu, o sociólogo Florestan Fernandes. Em artigo, Verri afirma que os ensinamentos de Florestan continuam atuais e deveriam ser replicados para que toda a sociedade se conscientize dos “imensos desafios que o povo brasileiro tem para construir um País desenvolvido, democrático, com justiça social e sustentabilidade”.

Foto:Gabriel Paiva

No texto, o líder do PT destaca ainda a história de vida do sociólogo e a importância de sua obra principalmente no atual momento da vida política do País. “Sua obra sobreviveu ao tempo e deve ser cultuada nesse momento em que se questionam os pilares da sociedade atual, marcada pelo egoísmo e falta de solidariedade e estímulo ao preconceito contra os mais humildes por parte das tradicionais oligarquias e dos atuais detentores do poder no País”, afirma.

Leia abaixo o artigo na íntegra:

100 anos de Florestan Fernandes: a luta continua

Enio Verri (*)

Hoje, 22/07, completaria 100 anos um dos maiores pensadores brasileiros, o sociólogo e professor Florestan Fernandes, considerado o fundador da sociologia crítica no País. Autor de vasta obra sobre o Brasil e suas mazelas sociais históricas, os ensinamentos de Florestan continuam atuais e precisam ser replicados para que os jovens, militantes de movimentos sociais e a sociedade como um todo conheçam seu trabalho e se conscientizem dos imensos desafios que o povo brasileiro tem para construir um país desenvolvido, democrático, com justiça social e sustentabilidade.

Florestan guiou-se pela liberdade, justiça e igualdade, bandeiras atacadas num momento sombrio em que o Brasil encontra-se sob as rédeas de um governo militar que destrói conquistas civilizatórias, fere a soberania nacional e transforma o País em motivo de piada em todo o mundo.

Autor de 53 livros, Florestan foi cassado e exilado por força da perseguição da ditadura militar instalada no país em 1964. Em 1986, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Pelo partido, foi deputado durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1990) — dando contribuição decisiva na elaboração dos capítulos sobre direitos sociais na nova Carta – e na legislatura seguinte (1991-1995).

Foi coerente ao longo de toda a vida, em defesa da liberdade, do socialismo e dos interesses da classe trabalhadora. Nunca abandonou suas raízes operárias e nem se deixou seduzir pelos holofotes da fama e dos conchavos acadêmicos. Nada mais simbólico que a homenagem a ele pelo MST, quando, em 2005, foi construída a Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), para possibilitar a formação política de organizações populares de todo o mundo. É hoje referência internacional por unir a prática com a teoria política.

Nascido em 22 de julho de 1920, em seus 75 anos de vida dedicou-se à construção de um projeto socialista para o Brasil, mas sempre reforçando a necessidade da felicidade nas conquistas do ser humano. Nunca é demais lembrar que Florestan foi uma criança pobre que trabalhou desde os seis anos. A pobreza afastou-o da escola aos 9 anos, para onde retornou só aos 17. Em 1943, estava formado: sociólogo. Um exemplo de superação até se tornar o mais influente sociólogo de sua geração, professor, entre outros, de Fernando Henrique Cardoso.

Sua obra sobreviveu ao tempo e deve ser cultuada nesse momento em que se questionam os pilares da sociedade atual, marcada pelo egoísmo e falta de solidariedade e estímulo ao preconceito contra os mais humildes por parte das tradicionais oligarquias e dos atuais detentores do poder no País.

Florestan Fernandes insistia que o seu socialismo era a democracia levada às últimas consequências. E é por essa democracia que nós, do PT, lutamos sem tréguas. Direitos respeitados, conquistas transformadoras que levem nosso país a um outro patamar de desenvolvimento, superando seculares mazelas como as desigualdades sociais e regionais. Uma democracia que respeite os direitos da população negra, dos povos indígenas, dos quilombolas, das maiorias e minorias excluídas em nosso país, da classe trabalhadora. Um país que respeite o meio ambiente e adote um modelo sustentável de desenvolvimento compatível com os desafios do século XXI, com educação de qualidade e gratuita para todos, que preserve a soberania nacional num projeto que, em suma, leve à emancipação coletiva do povo brasileiro.

As bandeiras de Florestan continuam presentes.
Viva Florestan Fernandes!

Enio Verri (PT-PR), líder da Bancada do Partido na Câmara dos Deputados

Foto Florestan Fernandes: Reprodução Revista Práxis

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100