Liberação do uso de máscaras: já é hora?

Deputado Alexandre Padilha - Foto: Lula Marques

Algumas capitais do país – como São Paulo e Rio de Janeiro – anunciaram esta semana que estudam a possibilidade de flexibilização do uso de máscara, uma cidade fluminense já determinou o fim do uso. Mas, será que já estamos seguros para desobrigar o uso desse item que possui baixo custo e é comprovadamente eficaz na prevenção da Covid-19?

Com aproximadamente 45% da população brasileira imunizada com duas doses da vacina, especialistas alertam que essa é uma atitude precipitada e que deve ser a última medida a ser abolida. A possibilidade de liberação do uso de máscara só será segura quando tivermos mais controle sobre a pandemia e mais de 70% da população totalmente vacinada, com todas as doses.

A vacinação está caminhando para isso, apesar de estarmos extremamente atrasados na imunização graças a omissão do governo Bolsonaro que não comprou vacinas em tempo hábil. É importante lembrar que o Brasil possui um Programa Nacional de Imunização de excelência internacional e que tem total capacidade de vacinação em tempo adequado. Prova disso são nossas campanhas de imunização contra a gripe H1N1, onde já vacinamos mais de 80 milhões de brasileiros em apenas três meses.

Após quase dois anos de pandemia, o sentimento de busca pela liberdade é extremamente constante em nossa rotina e o desejo de olhar para outras pessoas sem este acessório também, mas precisamos ser racionais e encarar a realidade que ainda atravessa o país. Temos quase 600 mil vidas perdidas em decorrência dessa doença tão traiçoeira. Vale lembrar que países do mundo, como os Estados Unidos, chegaram a flexibilizar o uso de máscara mas tiveram que retroceder na liberação em decorrência da alta transmissão da variante delta.

Sempre defendi a reabertura das atividades nas cidades com critérios rigorosos, claros e seguros para a retomada gradual. Ainda no ano passado, apresentei na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2430/20 que apelidei de “Protege Brasil. Ele é inspirado em experiências internacionais, que priorizam a proteção à vida como algo fundamental para essa previsibilidade da pandemia, assim como a transparência dos dados e a possibilidade do planejamento das ações.

É muito importante que neste momento ainda permaneçamos em alerta e utilizemos estratégias para não metermos os pés pelas mãos. Ainda não é tempo de liberação do uso de máscaras. Não podemos correr o risco de termos variantes resistentes às vacinas contra Covid-19 em circulação. O Brasil e o mundo precisam caminhar juntos no esforço de salvar vidas.

Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula, Ministro da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100