Ao se reunir com a na ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) pediu apoio do governo federal para a construção do Centro de Cultura Afro-Brasileiro em Caratinga, solicitada pelo Grupo São Benedito Afro-Brasileiro. Caratinga deu posse no sábado (20), ao seu Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, permitindo ao município o acesso aos recursos e programas da Seppir, por meio do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
“Para participar do Sinapir, os municípios devem instituir seus conselhos municipais e solicitar a adesão. Os conselhos precisam contar com integrantes da sociedade civil e do Poder Público. Outra exigência para a adesão ao Sinapir é que os municípios criem órgãos responsáveis pela implementação da Política de Igualdade Racial, como secretarias, coordenadorias ou departamentos” , explicou Leonardo Monteiro.
Em sua audiência com o parlamentar, a ministra Nilma Lino Gomes revelou que, em julho, a Seppir lançará um edital para os municípios que tenham aderido ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial para fortalecimento institucional de conselhos e órgãos de promoção à igualdade, permitindo a compra de equipamentos, aquisição de veículos e capacitação institucional, entre outros benefícios.
Até o fim do ano, conforme informou a ministra, existe a previsão de que a Seppir lance outro edital, desta vez para apoio aos movimentos da sociedade civil que trabalhem com o tema de igualdade racial.
A ministra falou ainda das Caravanas de Promoção à Igualdade, que estão acontecendo pelo País, em que ela própria e sua equipe viajam para divulgar e promover a Política de Igualdade Racial. O deputado Leonardo Monteiro fez a proposta de que se agende um roteiro da Caravana nas regiões do Leste e Nordeste de Minas.
Assessoria Parlamentar
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara