O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) protocolou na Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, nesta terça-feira (11), requerimento de convocação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco. A ação tem como objetivo conseguir esclarecimentos sobre a campanha “Brasil nos Trilhos”, veiculada em rede de televisão aberta no último dia 9 de julho, sobre os 12 meses do governo Temer.
Na ação, Leonardo Monteiro questiona como foi definida a linha da campanha e quais pastas do governo participaram da discussão do tema. O parlamentar mineiro também indaga qual empresa foi contratada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República para a realização da campanha, e quais foram os custos para os cofres públicos e de quais rubricas foram ou serão utilizadas para pagar a campanha.
Na justificativa para a convocação de Moreira Franco, Monteiro destaca que a propaganda- especificamente na Rede Globo- foi veiculada em “horário cujo custo é altíssimo”. O parlamentar petista ressalta ainda que no momento em que o governo alardeia o benefício do corte de gastos (inclusive na peça publicitária) – e que impõe à sociedade brasileira cortes em serviços públicos essenciais como saúde, educação atendimentos ao INSS, Bolsa Família e outros – “soa estranho que tal peça seja veiculada em horário nobre, justamente pelo alto custo”.
Héber Carvalho