O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) é o novo presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, e a deputada Erika Kokay (PT-DF) foi eleita 1ª. vice-presidente da Comissão para essa 1ª. Sessão Legislativa. Ambos escolhidos por unanimidade na reunião da CLP que ocorreu nesta quarta-feira (20). Ao dirigir a primeira reunião do colegiado, o petista disse que a comissão “vai abrir as portas da Câmara à sociedade brasileira”.
Ao tomar posse, o deputado agradeceu a Liderança do Partido dos Trabalhadores pela indicação e lembrou que desde o seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, a CLP é uma das comissões que ele fez questão de participar. “Presidir a CLP é muita honra. Ela abre as portas da Câmara para a sociedade brasileira. Aqui debatemos sobre projetos importantes ao País e também sobre os problemas que afligem o nosso povo”, disse o parlamentar.
O deputado assume a comissão no momento em que o País mais precisa de engajamento, de participação popular para enfrentar o retrocesso que representa o governo Bolsonaro. “Espero, justamente nesse momento de dificuldade que o nosso País vive – um momento de repressão à participação popular e de restrição a várias instituições e às entidades – que a comissão possa ser um grande fórum de debate”, observou Leonardo Monteiro.
A deputada Erika Kokay lembrou o papel que a comissão teve quando foi chamada para debater assuntos cruciais ao País. “Esta comissão teve celeridade e capacidade de dar muitas respostas em momentos urgentes do Brasil”, afirmou a deputada se referindo à primeira discussão da Reforma da Previdência que ocorreu na CLP.
Erika avaliou ainda, que ao estabelecer diálogo com a sociedade, o colegiado une a democracia representativa à democracia participativa. “Então, vamos unificar as formas de estabelecer uma construção democrática que, fundamentalmente, alarga o País para além das cercas e grilhões. Alarga o País para que o conjunto da população possa sentir pertencente a ele”, analisou a deputada.
Participaram também da instalação dos trabalhos da CLP, os deputados Alencar Santana (PT-SP), Pedro Uczai (PT-SC), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Padre João (PT-MG).
Benildes Rodrigues