Leonardo Monteiro faz apelo para retirada de pauta do projeto de privatização dos Correios

Monteiro: "Que possamos garantir os Correios como empresa pública prestadora de serviço à nossa população". Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios, em discurso pela Liderança do PT, fez um apelo para que o projeto de lei (PL 591/21), do governo, que privatiza os Correios, seja retirado da pauta de votações. “A votação desse projeto, sobretudo neste momento, é inoportuna. É inadequado votar um projeto tão importante como esse numa reunião híbrida com um número mínimo de deputados e deputadas em plenário, com a Câmara praticamente fechada, havendo inclusive dificuldade de acesso da população. A sociedade em geral está interessada nessa discussão tão importante, sobre a privatização dos Correios”, argumentou o deputado.

Leonardo Monteiro também reforçou a sua posição contrária à privatização dos Correios. “Que possamos garantir os Correios como empresa pública prestadora de serviço à nossa população! Sei do empenho do governo, através do presidente Bolsonaro e dos ministros Paulo Guedes (da Economia) e Fábio Farias (Comunicações), no sentido de encaminhar a votação PL 591, mas vamos resistir”, afirmou. O projeto está na pauta desta quinta-feira (5).

O deputado fez questão de manifestar solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, representadas, sobretudo pelas entidades, pelas associações, pelos sindicatos, pelas federações, “que têm lutado, ao longo de muitos anos, em defesa dos Correios e construindo essa empresa, que está presente em todos os municípios do nosso País”.

Leonardo Monteiro destacou que na maioria dos países do mundo os sistemas postais são executados pelo poder público, “inclusive países que se pode dizer que seriam da cúpula do capitalismo no mundo, como, por exemplo, os Estados Unidos”. Ele lembrou ainda que alguns países que privatizaram os correios estão revertendo, para voltar a ser público.

Uso da TV pública

O deputado também criticou o ministro Fábio Faria pelo uso da rede pública de comunicação, nesta semana, para defender a privatização dos Correios. “No nosso ponto de vista, é usar o dinheiro público para convencer a sociedade da necessidade da privatização dos Correios e tentar convencer a Câmara dos Deputados a aprovar esse projeto entreguista do nosso patrimônio”. O deputado destacou que na divulgação, o próprio ministro reconhece que os Correios é uma empresa que dá lucro, que fortalece o nosso projeto de Nação e a soberania do nosso País.

“Portanto, privatizar os Correios é, sem dúvida nenhuma, enfraquecer o nosso País, sobretudo enfraquecer a Nação como Nação soberana que devemos construir. Por isso, reafirmou o empenho da nossa bancada e o nosso compromisso de votar contra esse projeto e lutar para que os Correios continue sendo uma empresa pública prestadora de serviço à toda população brasileira”, concluiu.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também