O deputado Leo de Brito (PT-AC) reuniu-se com o superintendente da Polícia Federal no Acre, Chang Fan, na sexta-feira (18), para tratar, entre outros assuntos, do sistema alfandegário de Assis Brasil. O parlamentar propôs a mudança de local do setor de imigração, hoje instalado na parte alta do município, para o centro da cidade, gerando assim maior movimentação de turistas no comércio.
Localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, Assis Brasil acaba sendo porta de entrada de muitos imigrantes. Para o deputado, a ideia é aproveitar esse fluxo para fortalecer a economia local. Em julho deste ano, representantes do comércio de Assis apresentaram a ideia a Leo, pedindo a intervenção política do parlamentar para que ela saísse do papel.
“Essa foi uma demanda vinda dos próprios comerciantes que eu fiz questão de levar ao governador Tião Viana, que demonstrou muito interesse no assunto, e hoje trago à PF. Apesar de Assis ser um ponto de passagem de muitos turistas, a localização da alfândega acaba fazendo com que a maioria deles nem chegue a passar pelo comércio. Creio que a mudança estratégica possa ajudar o município a crescer e se desenvolver economicamente”, afirmou.
O superintendente da Polícia Federal Chang Fan mostrou-se aberto à proposta. “Estive em Assis há duas semanas verificando o posto de perto e a possibilidade existe. Temos alguns obstáculos e requisitos. Só será possível se tivermos, por exemplo, um local e toda a estrutura disponível. Mas creio que isso possa acontecer”, explicou Fan.
FOTO: Salu Parente
Assessoria Parlamentar