Leo de Brito denuncia governo federal por não pagamento de bolsa a estudantes

Deputado Leo de Brito (PT-AC) - Foto Gabriel Paiva

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) denunciou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26), a situação dos estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica das Universidades Federais Brasileiras que estão sem receber o pagamento das bolsas.

“Não dá para os estudantes terem bolsas atrasadas. No Acre são 600 estudantes e em todo o País são 60 mil. Alunos de todos os estados brasileiros estão mobilizados pedindo socorro e solicitando que nós, integrantes desta Casa, que representa o povo, posamos honrar os votos por nós recebidos e agir em prol da educação”, declarou.

Leo de Brito informou que fez solicitação para que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), coloque em votação o PLN 17/21, que trata de operação de crédito, seja votado com urgência, permitindo assim, a liberação de recursos para pagamento das bolsas.

“É um verdadeiro absurdo o que o governo federal está fazendo com esses 600 estudantes do Acre que dependem das bolsas do Pibid, esse programa que é tão importante para iniciação à docência e essas bolsas são fundamentais, inclusive, para a manutenção desses estudantes nas universidades”, reforçou.

Além do Pibid, Leo de Brito ressaltou que os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) também sofreram com atrasos nos pagamentos.

O parlamentar lembrou que a educação superior no Brasil, no governo de Bolsonaro, tem sofrido um desmonte constante. “Há um descaso do governo federal com as universidades públicas, com a ciência e tecnologia, com corte de mais de 95% nos recursos. Nosso País precisa de investimentos na ciência e tecnologia e precisa de apoio aos estudantes para que possa se desenvolver”, enfatiza.

Estudantes fazem dia de manifesto

Os estudantes elegeram esta terça-feira (26) como o Dia de Mobilização Nacional em favor dos pagamentos das bolsas Pibid e Residência Pedagógica e enviaram uma Carta Aberta aos acreanos e aos parlamentares do Acre.

“Repudiamos o atraso no pagamento das bolsas dos programas de mais de 60 mil bolsistas da Residência Pedagógica e do Pibid que dependem, em grande medida, desses recursos para manterem seus sustentos no momento em que a conjuntura econômica coloca grande parte dos brasileiros e das brasileiras em situação de insegurança alimentar. O não pagamento da bolsa coloca em risco a permanência desses alunos que necessitam da bolsa para sobreviver”, diz um trecho da carta.

 

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100