Foto: Contag
Como parte da programação da terceira edição do Festival Nacional da Juventude Rural, a Reforma Política foi o tema de palestra na quarta-feira (29) no Congresso Nacional. Os 37 jovens rurais que se inscreveram na oficina com a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Políticas Públicas de Juventude da Câmara dos Deputados tiveram a oportunidade de ouvir um panorama sobre as principais ideias em discussão sobre o assunto.
O encontro com a Frente Parlamentar de Juventude contou com a entrega da Carta da Juventude para o Congresso Nacional. Na carta, a Juventude Rural se posiciona a favor da Reforma Política Democrática proposta pela Coalizão de Reforma Política Democrática – da qual a CONTAG faz parte, junto com outras 100 entidades civis como a OAB e a CNBB – e também se posiciona contrária às propostas de redução da maioridade penal e de emenda que propõe a ampliação do tempo de internação de adolescentes em medidas socioeducativas.
A secretária-geral da CONTAG, Dorenice Flor da Cruz, entregou a carta para o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que trata da Reforma Política em discussão no Congresso Nacional. A proposta é considerada, pela Coalizão, como um projeto que vai contra o real avanço e mudanças necessárias no sistema eleitoral brasileiro.
Na ocasião, também fizeram uso da palavra o deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), que relembrou suas origens no STTR de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, e afirmou que a presença da juventude rural na Câmara dos Deputados era muito significativa e importante. Ele também afirmou que o principal problema do atual sistema eleitoral brasileiro é o financiamento de campanhas por empresas e a falta de posicionamentos ideológicos claros pela maior parte dos partidos políticos brasileiros.
Também participaram do evento a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), e a deputada Erika Kokay (PT-DF), que destacaram suas posições contrárias à proposta de redução da maioridade penal, tema sobre o qual a CONTAG também discorda. Já a presidente da Frente Parlamentar de Juventude da Câmara dos Deputados, Luizianne Lins (PT-CE) sublinhou a importância da valorização da juventude rural e da construção de políticas públicas que possibilitem uma vida digna para todos.
O Festival Nacional da Juventude tem como lema “Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina” e está sendo realizado no período de 27 a 30 de abril, em Brasília, com cerca de 5 mil jovens brasileiros(as) e de vários países da América Latina.
Site da Contag com PT na Câmara