Juliana Cardoso propõe sessão em homenagem à Campanha da Fraternidade

Foto: Divulgação

A deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) apresentou nessa segunda-feira (5/1) requerimento para a Câmara dos Deputados realizar sessão solene em homenagem a Campanha da Fraternidade.

Inspirado na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, neste ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Todos os anos durante a Quaresma, considerada tempo de conversão, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha, que tem por objetivo despertar a solidariedade de seus fiéis e de toda a sociedade em relação a um problema concreto que envolve toda a nação.

Contra o ódio

De acordo com o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Ricardo Hoepers, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

Ela propõe, de forma incisiva, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

No cartaz da Campanha da Fraternidade 2024, o Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. O papa mostra o caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

Na imagem, Francisco utiliza a cruz de Dom Helder Câmara, recordando as semelhanças entre esses dois homens de fé que tanto colaboraram e colaboram com a história da Igreja no Brasil e no mundo.

O cartaz também é um convite para que os fiéis participem da Campanha da Fraternidade de forma concreta em 24 de março de 2024, no Domingo de Ramos.

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Gabriel Paiva

Dom Helder Câmara

A campanha nasceu em 1964 por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN) como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Ainda em 1963, no dia 26 de dezembro, o secretário-geral da CNBB, dom Helder Câmara, enviou carta circular a todos os bispos comunicando que a Campanha da Fraternidade de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. Assim, o ano de 2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha.

Assessoria de comunicação da deputada Juliana Cardoso

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex