O deputado Josias Gomes (PT-BA) defendeu, na Tribuna da Câmara, que os novos convênios a serem estabelecidos pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, incluam como uma das responsabilidades dos órgãos estaduais e municipais a construção de equipamentos de caráter comunitário.
“É preciso, por exemplo, pensar em conjuntos habitacionais com áreas de lazer, equipamentos comerciais e educacionais”, disse o deputado. “Afinal de contas, a visão do administrador deve ser o de humanizar o ambiente de convivência da população”, justificou.
O deputado lembrou que na primeira fase do Minha Casa, Minha vida, foram contratadas mais de 1 milhão de moradias e na segunda fase o programa está construindo mais dois milhões de casas e apartamentos, segundo programação até 2014.
De acordo com Josias Gomes, 70% dos beneficiados pelo programa deram notas entre oito e dez para os imóveis. Outros 22% avaliaram de modo regular as construções e o governo federal vem utilizando materiais inovadores na construção das unidades do Minha Casa Minha Vida, que implicam em avanço tecnológico que deverá interferir positivamente em programas futuros de atendimento popular.
O deputado também fez referência aos R$ 106 bilhões de crédito imobiliário oferecidos pela Caixa Econômica Federal em 2012. “A previsão é de crescimento de mais de 20% nas contratações para 2013”, destacou. O governo federal também avançou com a liberação de linhas de financiamento para a aquisição de móveis e eletrodomésticos aos beneficiários do Minha Casa Minha Vida.
“Prover o cidadão de condições dignas de vida comunitária é o mínimo que os poderes públicos devem fazer”, concluiu Josias Gomes.
Leia mais: Minha Casa Melhor recebe adesão de 12 mil brasileiros em quatro dias
Jonas Tolocka