O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) disse que é animador o resultado de uma pesquisa desenvolvida por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus do município de Catu, que resultou num cicatrizante de elevada eficácia, o CicatriBio. A pomada, produzida a partir do látex extraído da mangaba, alcançou um tempo médio de cicatrização muito elevado em feridas recentes de 2 a 10 dias. Mesmo em ferimentos mais graves é possível verificar a eficácia do produto nos primeiros dias de tratamento.
Conforme o orientador da pesquisa, professor Saulo Capim, a pesquisa surgiu quando o então aluno do ensino médio, João Pedro de Oliveira observou o poder regenerativo do látex liberado pela mangaba, após cortes no tronco da árvore. “Será que o látex que regenera o tronco da mangaba pode cicatrizar feridas em mamíferos?”, questionou o aluno.
Após muita pesquisa, testes em laboratórios de universidades e também em laboratórios terceirizados, chegou-se ao produto final. “Esse resultado demonstra a capacidade dos alunos dos institutos federais da Bahia e também a qualificação dos professores”, destaca Joseildo. As pesquisas com o látex da Mangaba vão prosseguir já que os experimentos também apresentaram eficácia contra os parasitas da leishmaniose.
Prêmio Ciência
Outro benefício da pesquisa está sendo experimentado pelas famílias que colhem os frutos, já que o preço pago atualmente é quase o dobro daquele pago anteriormente por atravessadores. Entre as diversas premiações já recebidas pela pesquisa está o Prêmio de Ciência, Empreendedorismo e Inovação do Instituto Butantan.
Assessoria de Comunicação deputado Joseildo Ramos