Em sessão virtual da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (27), o deputado Joseildo Ramos (PT-BA), alertou o Congresso Nacional para a tentativa do governo Bolsonaro de acabar com o Banco do Nordeste, propondo um plano de aposentadoria aos servidores que se submeteram ao concurso público e tiveram aprovação. Entretanto, não há previsão de concurso para reposição desses servidores.
“Uma instituição de Estado não pode ficar ao sabor dos devaneios de um governo que não representa aquilo que o povo, principalmente os nordestinos, necessita. O Banco do Nordeste está morrendo à míngua, porque não tem a condição objetiva de repor aqueles funcionários que estão se aposentando”, denunciou Joseildo.
O Banco do Nordeste é uma instituição financeira de desenvolvimento que acolhe os agricultores familiares, os micros e pequenos empresários, através do Agroamigo, que é um programa de excelência em microcrédito, reconhecido no mundo todo. Para o parlamentar, o banco é um orgulho para os brasileiros e já cumpre o seu papel histórico.
Desmonte
O petista cobrou uma posição do parlamento e dos governadores contra o desmonte do governo na instituição. “Nós não podemos assistir a isso de braços cruzados. Cabe a esta Casa, cabe aos governadores nordestinos expor claramente as suas posições para que o Banco do Nordeste cumpra o seu papel constitucional, administrando o FNE – Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste –, que é um fundo nacional instituído para debelar a desigualdade entre as diversas regiões, e o Nordeste ainda é considerado uma região deprimida do ponto de vista macroeconômico”, afirmou o parlamentar.
Lorena Vale