José Ricardo propõe passe livre e permanente para todo o Brasil

Deputado José Ricardo. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O direito fundamental à educação está garantido na Constituição Federal. Mas ainda são muitos os obstáculos vivenciados pelos estudantes de baixa renda do Brasil, em especial do Amazonas, para o acesso e a permanência nas escolas, sobretudo, pela falta de recursos financeiros para o pagamento do transporte público que os levarão até as unidades de ensino. Vale destacar que o transporte também é direito social garantido para todos e que já existem programas que oferecem ônibus e até lanchas escolares, porém, existe um número grande de alunos não atendidos.

Nos últimos anos, as matrículas na rede pública brasileira atingiram o patamar de 47,3 milhões de estudantes, com um universo de quase 33,3 milhões com necessidades de transporte, a maioria proveniente de famílias cadastradas no Cadastro Único Brasil. Os dados são dos Ministérios da Educação e da Cidadania.

Para garantir o acesso à educação a todos os estudantes do País e do Amazonas, o deputado José Ricardo (PT-AM) está colhendo assinaturas na Câmara Federal à proposta de emenda à Constituição (PEC), acrescentando o inciso VIII ao artigo 208 da CF, para estabelecer a garantia de gratuidade no transporte público coletivo para todo aluno de baixa renda. A proposta já conta com o apoio de cerca de 50 parlamentares, da Bancada do Partido dos Trabalhadores.

“O passe livre é uma luta antiga dos estudantes de Manaus e de várias cidades brasileiras. Já houve a conquista pela meia passagem, e a etapa seguinte será garantir de forma permanente a gratuidade no transporte público. No caso de Manaus, agora em 2022, a prefeitura, em convênio com o estado, implementou o Programa de Passe Livre aos estudantes da capital. Mas o convênio apenas para o ano eleitoral não garante sua permanência como política pública de Estado, ficando limitada a uma gestão, seja municipal ou estadual, o que afetaria a vida de milhares de estudantes”, argumentou o parlamentar. Ele enfatizou que essa PEC vem suprir uma necessidade nacional e regional, como uma política pública permanente, para o ingresso e a permanência de crianças e adolescentes na escola.

O deputado defende essa proposta desde quando era vereador de Manaus. Em 2007, apresentou emenda à Lei Orgânica do Município (Loman), como uma política de inclusão social. Em 2016, como candidato a prefeito, também defendeu o passe livre. Já em 2015, como deputado estadual, apresentou a PEC do Passe Livre Estudantil na Região Metropolitana de Manaus, mas a proposta não teve apoio da maioria dos deputados estaduais da época. E, na eleição de 2020, como candidato prefeito, apresentou a proposta para reduzir a passagem de ônibus para R$ 1, enquanto realizava os estudos para a implantação gradativa do passe livre para estudantes de famílias mais pobres.

“Passe livre estudantil, sim. Mas com transparência e como política pública permanente”, finalizou José Ricardo.

Leia a íntegra da proposta:

PEC do Passe Livre

 

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100